O mapa da mina da nota 1000 na redação do ENEM: o que os corretores realmente buscam no seu texto
Domínio da gramática e repertório sociocultural não bastam. Veja como articular a argumentação e, principalmente, a Proposta de Intervenção para atingir o topo.
A Redação é a prova que mais causa ansiedade, mas é também o único lugar onde você pode garantir 1000 pontos redondos, sem a influência da TRI. É a sua chance de ter um peso excelente na média final para o curso desejado.
Para isso, é preciso entender que a correção do ENEM não é subjetiva. Ela é baseada em um sistema de cinco Competências rigorosas, cada uma valendo até 200 pontos.
Seu texto não é lido apenas por sua beleza ou criatividade, mas sim por sua estrutura e coerência com o tema proposto. Você precisa se enquadrar no modelo de dissertação-argumentativa.
O segredo não é adivinhar o tema, mas estar preparado para defender um ponto de vista sobre qualquer questão social, cultural ou científica que o exame trouxer. Tudo sobre o Brasil e o mundo aqui.
As Cinco Chaves da Correção
A banca corretora do ENEM usa as cinco competências como um checklist para avaliar seu texto. Ignorar uma delas significa perder 200 pontos.
A primeira competência avalia o seu domínio da norma culta. Sim, os erros de português, como concordância e acentuação, tiram pontos aqui. É a base da sua escrita.
A segunda e a terceira competência trabalham em conjunto. A Competência 2 verifica se você compreendeu o tema e se usou repertório sociocultural produtivo – citações, dados ou fatos que enriquecem o argumento. A Competência 3 avalia a organização e a defesa da sua tese, ou seja, se seus argumentos estão bem ligados e consistentes.
A Competência 4 é a ponte entre os parágrafos. Ela mede a coesão e a coerência, verificando se você usou bem os conectivos (porém, além disso, portanto) para amarrar o texto de ponta a ponta.
A Proposta de Intervenção que vale 200 Pontos
A Competência 5 é a mais única do ENEM e vale os últimos 200 pontos. É aqui que você propõe uma solução completa para o problema que abordou no texto.
Essa proposta não pode ser vaga. Ela deve ser detalhada e precisa ter cinco elementos obrigatórios: o Agente (quem fará a ação, como Governo, Mídia ou Escola), a Ação (o que será feito), o Meio (como será feito), a Finalidade (o porquê) e, crucialmente, o Detalhamento de um desses elementos.
Para garantir a nota máxima, sua proposta deve ser viável e, fundamentalmente, respeitar os Direitos Humanos. Propor medidas que sejam inconstitucionais ou desumanas resulta em nota zero.