COMUNICADO GERAL da Receita para quem declara o Imposto de Renda: você precisa ficar sabendo

Os brasileiros que precisam declarar o Imposto de Renda podem contar com uma novidade oferecida pela Receita Federal. Saiba como usar o novo recurso

Não é novidade para ninguém que o Imposto de Renda é um dos principais tributos pagos pelos brasileiros. De origem federal, as pessoas devem fazer o pagamento todos os anos, com base em suas declarações. Caso a pessoa deixe de efetuar o pagamento ou enviar a declaração pode enfrentar alguns tipos de problemas. Em 2023, o prazo de entrega do documento se encerrou no dia 31 de maio.

Mesmo assim, muitas pessoas ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda. Existem situações em que as pessoas até entregam o documento, contudo possuem alguma pendência com a Receita. Afinal de contas, acabam enviando informações erradas.

Na maioria dos casos, trata-se de um erro pequeno, cometido por falta de conhecimento. Mesmo assim, pode prejudicar o contribuinte. Por essa razão, a Receita Federal anunciou um novo serviço. 

COMUNICADO-GERAL-da-Receita
Confira o comunicado sobre o Imposto de Renda – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Confira o comunicado para todos os brasileiros que pagam Imposto de Renda 

Antes de mais nada é importante deixar claro que existem algumas consequências para os brasileiros que possuem algum tipo de problema na declaração do Imposto de Renda. De forma geral, não podem receber a restituição, mesmo que atendam aos critérios de elegibilidade. Além do mais, o CPF fica irregular, dificultando a vida financeira do contribuinte. Outra punição é o pagamento de multas. Por fim, em casos graves, é possível responder ao crime de sonegação fiscal. 

Por essa razão, a Receita Federal criou uma nova função em seu software. Agora, os brasileiros podem ser notificados, caso possuam algum problema com a declaração do IR. Seja por conta de um erro, ou até mesmo por causa de uma declaração não entregue. Assim, ficará mais fácil controlar a situação do brasileiro, que poderá se adiantar caso necessite entregar alguma declaração atrasada. 

Vale destacar que o prazo para envio da declaração do Imposto de Renda de 2023 já se encerrou. Contudo, os atrasados ainda devem fazer a entrega. O mesmo é válido para declarações de anos anteriores.

Ao consultar o novo serviço da Receita, o contribuinte pode escolher qual ano deseja visualizar. Dessa forma, se houver algum problema com a declaração, ele pode escolher duas opções: verificar o motivo da omissão ou enviar a declaração. 

Na primeira opção, é possível entender o que houve de errado. Enquanto isso, na segunda opção, ele tem a possibilidade enviar a declaração do Imposto de Renda daquele ano. Vale destacar que é possível usar a declaração pré-preenchida, recurso que foi adicionado neste ano. 

Veja também: Dica SECRETA ajuda beneficiários a pagarem o MENOR VALOR POSSÍVEL no financiamento do Minha Casa, Minha Vida; confira!

Saiba como usar a nova ferramenta 

Para usar a nova ferramenta da Receita Federal, é necessário acessar o ‘Meu Imposto de Renda’ no e-cac. A ferramenta está disponível em forma de aplicativo nas lojas virtuais dos smartphones (Apple Store e Google Play Store). Além do mais, é possível acessar a versão web da Receita Federal, por meio deste link: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br. O serviço já pode ser usado e está disponível para a consulta. 

Veja também: BOLADA à vista! Receita Federal DEFINE data de consulta ao 3º lote da restituição do Imposto de Renda 2023