O CRAS está DIFICULTANDO o DESBLOQUEIO do seu Bolsa Família? Saiba como agir nesses casos

Seu Bolsa Família foi bloqueado e não sabe o que fazer para conseguir voltar a recebê-lo? Confira estas informações e seja cuidadoso na hora de segui-las.

Como já foi dito em outras oportunidades é muito importante estar atento aos critérios e condicionalidades do Programa Bolsa Família para acabar não acarretando prejuízos no recebimento dos valores. Porém, o assunto de hoje é um pouco diferente, mas segue o sentido… E nos casos em que o usuário é bloqueado e vai até o CRAS realizar o seu desbloqueio e a instituição dificulta o processo? O que fazer? Veja mais sobre isso a seguir, o que fazer para evitar com o que o bloqueio aconteça e quais medidas tomar caso seja mal tratado em um atendimento social.

Confira estas informações e receba a devida orientação do que fazer se o CRAS não cooperar ou acabar prejudicando um direito que é VERIDICAMENTE seu.

O CRAS está DIFICULTANDO o DESBLOQUEIO do seu Bolsa Família? Saiba como agir nesses casos
Casos de bloqueio do Bolsa Família Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Meu Bolsa Família foi bloqueado, e agora?

É importante ressaltar que o beneficiário deve fazer de tudo, seguir todas as regras e cumprir as condicionalidades e deveres para que o seu benefício não seja bloqueado. Além do governo oferecer este direito, os deveres não devem ser ignorados pelos usuários. Por isso faça as devidas atualizações visitando o CRAS ou a instância onde funciona o Cadastro Único em seu município, sempre que for solicitado, dentro do período máximo de 24 meses ou sempre que algum dado familiar mudar, SEJA QUAL FOR. Atualizar o seu cadastro é de suma importância para manter o seu benefício.

Mas, se você esqueceu de alguma das condicionalidades, seja a atualização do cadastro, seja as condicionalidades de saúde, educação, etc., e seu benefício acabou sendo bloqueado, calma, faça novamente a sua atualização e espere cerca de 2 meses para voltar a receber o pagamento pelo governo. O MDS (Ministério de Desenvolvimento Social) está tentando agilizar o processo dos pagamentos. Se o CRAS, na ocasião, dificultar o processo, dizer que não faz a atualização e não orientá-lo, você pode relatar a sua queixa ao MDS.

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Como denunciar o CRAS em casos informações falsas ou processos dificultados sem necessidade

Se isso acontecer você pode ligar para o número 121, em seguida digitar 1, depois 1, e depois 1 novamente aguardando um período entre cada digito. Quando você for atendido você relata a informação. Caso a ligação não possa ser realizada, acesse o chat do MDS pelo link https://falemds.centralit.com.br/atendimento/chatmds/index.html. Ao acessar o link, informe seus dados exigidos e forneça todas as respostas solicitadas. Se ainda não conseguir entre no site do MDS em específico no link https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f, em seguida, clique em Solicitação. Faça o seu login ou cadastre-se a seguir. Depois disso, forneça os seus dados e solicitações pedidas e em destinatário digite MDS. Ao fazer isso procure por Bolsa Família. Depois relate o que aconteceu em sua visita e o que o CRAS informou-lhe. Em seguida desça a tela, forneça o restante das informações, clique em avançar, depois vá em concluir e aguarde.

É de suma importância ser CUIDADOSO e TRANSPARENTE com as informações prestados ao Governo Federal.

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