Novo SUV da Hyundai deve substituir Creta e traz inovação em 2026

A Hyundai está preparando uma grande novidade para o mercado brasileiro. Em 2026, chega a nova geração do Creta, que não é apenas uma atualização, mas uma aposta forte da marca na eletrificação. O novo modelo surge como resposta direta para competir com os híbridos já estabelecidos da Toyota e a crescente presença das montadoras chinesas.

Com um investimento de cerca de R$ 5,43 bilhões, o Creta será totalmente renovado. Ele vem com uma nova plataforma, um design inspirado nos elétricos da linha Ioniq e, o mais interessante, um motor 1.6 turbo híbrido flex. Essa combinação é uma estreia para o SUV.

O investimento que tornou o projeto possível

A ideia de criar um Creta inteiramente novo não foi por acaso. Em fevereiro de 2024, a Hyundai anunciou um investimento de US$ 1,1 bilhão (aproximadamente R$ 5,43 bilhões) no Brasil, com foco até 2032. Esse valor será destinado ao desenvolvimento de tecnologias modernas, principal mente voltadas para veículos híbridos e elétricos na fábrica de Piracicaba, em São Paulo. Além disso, políticas do governo para incentivar a descarbonização aceleraram ainda mais esse projeto.

Um design futurista inspirado nos elétricos Ioniq

O design é um dos aspectos mais esperados do novo Creta. A Hyundai deixa para trás o conceito de “familiares” — onde todos os carros têm o mesmo visual — e se inspira no aclamado Ioniq 5. O novo modelo deve apresentar uma estética mais ousada e moderna, destacando elementos como os “Pixels Paramétricos”. Essa inovação traz LEDs quadrados nos faróis e lanternas, criando uma identidade visual única.

O design promete ser mais angular e reto, reforçando a ideia de modernidade e tecnologia.

Motor 1.6 turbo híbrido flex: a potência do novo Creta

O que move o novo Creta é um conjunto mecânico bastante interessante. Ele terá um sistema híbrido baseado nas inovações apresentadas pelo Hyundai Motor Group. A principal novidade é uma transmissão que combina dois motores elétricos, aumentando potência e eficiência.

O motor a combustão será o conhecido 1.6 T-GDi, otimizado para funcionar com a parte elétrica e, o melhor, será flex, aceitando etanol. Juntos, o sistema deve alcançar cerca de 230 cv de potência, com um torque generoso de aproximadamente 350 Nm.

Uma nova plataforma para suportar a tecnologia híbrida

Para equipar o novo sistema híbrido, o Creta 2026 precisou de uma nova base. O modelo atual utiliza a plataforma K2, que não foi projetada para veículos eletrificados. Assim, uma nova arquitetura será adotada, a evolução da plataforma B-SUV, que já é utilizada em modelos como o Hyundai Kona. Essa nova base vai proporcionar melhorias em segurança, rigidez e espaço interno.

Como o novo Creta enfrenta a concorrência

O lançamento do novo Creta tem concorrentes bem definidos. A Hyundai está focada em rivalizar com três grandes modelos híbridos do Brasil. O primeiro é o Toyota Corolla Cross Hybrid, onde a disputa será pela performance do Creta, que terá mais de 230 cv, e a confiabilidade já reconhecida da Toyota. O segundo rival é o GWM Haval H6, um híbrido maior e potente.

A forte presença da Hyundai no Brasil, com sua ampla rede de concessionárias, é uma vantagem. E, por último, o BYD Song Plus, um híbrido plug-in. Aqui, a praticidade do Creta, que não depende de recarga elétrica, pode ser um grande atrativo, especialmente se o preço for competitivo, mirando um público maior.