Novo RG: saiba como baixar sua carteira de identidade pelo celular

A tecnologia permitirá que o documento seja considerado legal mesmo sem estar no papel: confira abaixo como funciona a novidade.

Recentemente, o governo anunciou que os brasileiros que já emitiram uma nova carteira de identidade podem instalar o RG Digital. Antes de tudo, a ferramenta foi criada para facilitar o dia a dia do cidadão que pode ir a qualquer lugar sem ter um documento físico em mãos.

Em suma, acessar a versão digital é muito fácil. Para fazer isso todavia basta baixar o aplicativo no seu celular. Em seguida, confirme com o código QR. Mais detalhes estão disponíveis no texto abaixo, que preparamos para explicar melhor como funciona essa tecnologia inovadora.

Novo RG: saiba como baixar sua carteira de identidade pelo celular
Documentos em transformação – Foto: Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

A saber: RG Digital

Inicialmente, com efeito os cidadãos devem verificar se seu estado produziu documentos digitais. É importante destacar que cada unidade da União é responsável pelo cadastramento de seus cidadãos. Antes de tudo abaixo segue uma lista de estados onde o RG Digital pode ser baixado: Alagoas; Distrito Federal; Goiás; Pará; Paraíba; Rio de Janeiro e São Paulo. O app está disponível para iOS e Android.

Primordialmente o procedimento de Instalação Digital RG

Como já mencionado, a instalação do RG na versão digital é bem simples, basta seguir passo a passo

1. Baixe o aplicativo nas lojas de aplicativos;

2. Clique na opção para adicionar RG;

3. Digitalize o código QR no verso do documento impresso;

4. Efetue o reconhecimento facial;

5. Crie uma senha para acessar documentos digitais;

No início do ano o governo federal introduziu um novo formato da Carteira Nacional de Identidade (CIN). Em meio a muitas mudanças, esteja atento às principais. Haverá verificação de documentos via código QR; Biometria obrigatória (impressões digitais humanos); Identificar se o proprietário é doador de órgãos; A cidadania dos cidadãos é exibida; Aceitação do código padrão internacional MRZ (o mesmo código está presente no passaporte); Presença de tipo sanguíneo e fator Rh no documento; Usando um número de inscrição individual de contribuinte (CPF) específico e Tornar os cartões de identificação nacionais padronizados em todo o país.

Veja também: Brasileiros que recebem MAIS que um salário por mês também terão AJUSTE no pagamento?

Qual é a realidade do novo RG?

O novo RG terá o seguinte prazo de validade:

1. 0 a 12 anos: vida útil de 5 anos;
2. Dos 12 aos 60 anos: 10 anos;
3. A partir dos 60 anos com validade ilimitada.

Com efeito, como faço para solicitar um novo RG?

Antes de mais nada, o Ministério da Economia indicou que o documento será emitido, inicialmente, apenas para brasileiros cujas informações do CPF serão atualizadas de acordo com as certidões. No entanto, vale ressaltar que nem todos os estados emita-se novos documentos. Quem não possui ou possui dados cadastrais incorretos pode utilizar os canais remotos da Receita Federal para sanar a situação. Futuramente, a Autoridade de Identidade do cidadão fará novos cadastros e atualizações do CPF.

Como corrigir o CPF?

Outrossim, em relação às alterações de CPF, o cidadão poderá acessar o site da Receita Federal mediante a apresentação dos seguintes documentos: selfie do rosto do requerente com documentos antigos; documento de identidade de um dos pais se menor; identificação oficial com foto; certidão de nascimento ou certidão de casamento e verificação de endereço.

Veja também: PERDEU o prazo para SACAR o PIS/PASEP 2022? Saiba o que acontece com o dinheiro