Novo RG poderá ser emitido a partir DESTE mês; veja como!

Documento irá trazer mudanças para todo cidadão

Enfim, cresce a expectativa para a emissão do novo Registro Geral (RG) 2022. As novas cédulas de identidade começam a ser emitidas neste mês de agosto mas ainda restam algumas dúvidas para a população em geral. Para saber todos os prazos, quem poderá fazer e como será o procedimento, não deixe de ler todo o nosso artigo abaixo.

novo rg 2022
Novo RG começa a ser emitido este mês – Imagem: Divulgação

Novo RG 2022

Neste mês de agosto, enfim vão começar as emissões da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O novo formato do RG vai unificar a antiga carteira de identidade com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em uma tentativa de trazer mais conforto e segurança para o cidadão. Na última semana, o Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Eduardo Ramos deu uma declaração sobre o assunto: “Se uma pessoa fizer uma carteira de identidade em cada entidade federativa brasileira, ela pode ter 27 documentos diferentes. Agora, isso vai acabar. Com a identificação única, traremos mais segurança e evitaremos menos fraudes”.

Veja também: Prazo estabelecido para atualizar a Carteira de Identidade (RG); o que pode acontecer com quem não respeitar o vencimento?

Mudanças na nova cédula de identidade

A saber, serão diversas mudanças trazidas com o novo RG. As principais envolvem a já citada unificação com o CPF e também a adoção do padrão internacional do código MRZ, o mesmo que contém nos passaportes. Assim sendo, será possível viajar pelo continente sul-americano usando somente sua nova cédula de identidade. Além disso, também será possível uma autenticação do documento através do QR Code e a obtenção do RG Digital por meio de qualquer aparelho móvel. A validade segue sendo um fator importante e segue esses prazos:

  • 0 a 12 anos: validade de 5 anos;
  • de 12 a 60 anos incompletos: validade de 10 anos;
  • a partir de 60 anos: validade segue indeterminada.

Assim sendo, o novo RG pode ser emitido gratuitamente através dos mesmos órgão estaduais responsáveis pela antiga carteira de identidade, como a Secretaria de Segurança Pública. Caso, estes institutos ainda não puderem emitir o novo formato do documento, eles terão até o dia 06 de março de 2023 para se adaptarem às novas regras.

Como solicitar o novo RG

De acordo com o Ministério da Economia, serão novas identidades somente para os brasileiros que estiverem com as informações no CPF atualizadas e sem informações incorretas. Caso contrário, a princípio, as pessoas podem recorrer aos canais de atendimento a distância da Receita Federal através do endereço www.gov.br/receitafederal, e clicando na opção “Serviços”. Em breve, os mesmos órgãos de identificação civil poderão aceitar novas inscrições e atualizações no CPF.

Por fim, o primeiro estado a emitir o novo RG foi o Rio Grande do Sul, onde em seguida, virão Acre, Goiás, Minas, Paraná e o Distrito Federal. Ainda não há previsão para os demais estados brasileiros.

Veja também: RG atual deixa de ser válido? Veja como solicitar a nova Carteira Nacional de Identidade