Novo modelo do RG conta com validade diferente para determinado grupo de pessoas; confira as mudanças

Quem é obrigado a renovar o novo modelo do RG? Conheça as alterações do novo documento.

Nos próximos anos (quase) todos os brasileiros terão que trocar a versão atual da Carteira de Identidade pelo novo modelo do RG – que traz mudanças importantes e um maior nível de segurança para o documento. O novo RG também conta com uma validade diferente para um determinado grupo de brasileiros. Essas pessoas terão que renovar o documento após um período de 5 anos.

Sendo assim, o povo quer saber: qual público terá validade diferente no RG? Quem será obrigado a trocar a Carteira de Identidade pelo novo documento? E, finalmente, quem não precisará emitir o novo RG? Explicamos abaixo tudo que você precisa saber sobre o documento: quando ele será implementado, em quais estados ele é obrigatório, quem precisará emití-lo e muito mais; confira.

Quais estados já começaram a emitir o novo RG?

Para a maioria dos brasileiros, a troca do RG é obrigatória. No entanto, o período de implementação depende dos Governos de cada estado. Afinal de contas, as Unidades Federativas são as responsáveis pela emissão dos documentos. A produção do novo modelo começou em agosto. Atualmente, apenas 5 estados já começaram a emissão – veja abaixo:

  • Acre;
  • Goiás;
  • Minas Gerais;
  • Paraná;
  • Rio Grande do Sul.

Veja também:  Entrega do primeiro lote do novo RG já foi realizada: Como solicitar?

Quando a nova versão do RG será obrigatória?

De maneira geral, o novo RG representará uma documentação essencial para todos os brasileiros. O teor obrigatório do novo documento, ao que tudo indica, só será implementado daqui 10 anos. Ou seja: os brasileiros ainda têm um bom tempo para oficializar a troca. Vale lembrar que a atualização do documento também será mudança gradativa. Quem tirar a primeira via, por exemplo, já poderá garantir acesso ao novo RG.

Para quem o novo modelo do RG terá validade diferente?

Para a maioria dos brasileiros, o novo RG terá validade de 10 anos. No entanto, para crianças com até 11 anos, a versão atualizada do Registro Geral terá validade de apenas 5 anos. Logo, para esse determinado grupo de pessoas, o documento terá uma validade diferente. Além disso, a emissão do novo RG não é obrigatória para pessoas com mais de 60 anos. Os idosos podem solicitar a nova versão do documento, mas não dependem dela para confirmar a identidade em canais oficiais.

Veja também:  Novo RG poderá ser emitido a partir DESTE mês; veja como!

Conheça as mudanças do novo RG

Com a criação do novo RG, o Governo tem o objetivo de unificar as informações dos cidadãos através do CPF. Em outras palavras, a nova carteira de identidade não terá um número específico, mas sim a sequência numérica tradicional do CPF.

Além disso, o novo documento trará um nível maior de segurança para os brasileiros. O novo RG, com um código especial, poderá ser lido por aparelhos digitais, o que também deve oferecer um tom bem mais tecnológico à documentação.

O novo RG também virá acompanhado de itens inéditos de segurança, que têm a intenção de dificultar a prática de fraudes ou falsificações. Finalmente, o novo RG contará com uma versão digital, que poderá ser acessada nos sites da plataforma GOV.BR.

Para emitir o novo documento, você deve entrar em contato com a Secretaria de Segurança Pública ou a Diretoria de Identificação Civil do seu estado.