Novo GOLPE do WhatsApp: veja como funciona e evite ser uma vítima

Gigantesca base de usuários abre margem para que os criminosos atuem com sucesso; veja como se prevenir e proteja-se dos golpes.

Embora seja uma das maiores e mais seguras plataformas de comunicação, hoje em dia, o WhatsApp também é alvo de criminosos. De tempos em tempos novos golpes surgem, já que, assim como o mensageiro, eles estão sempre se reinventando, a fim de se tornarem mais convincentes.

E como é de se imaginar, há um novo golpe na praça, desta vez envolvendo o WhatsApp e o Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC). Quer saber os detalhes sobre ele? Então, veja a seguir.

Novo GOLPE do WhatsApp: veja como funciona e evite ser uma vítima
Fique alerta. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

Conheça o novo golpe do WhatsApp que envolve o Sistema Valores a Receber

Antes de mais nada, é importante lembrarmos que é através do SVR que os brasileiros podem verificar se têm valores esquecidos nos bancos. O programa foi reaberto há pouco tempo, após paralisação de quase um ano, e pode ser acessado pelo portal do Banco Central: https://valoresareceber.bcb.gov.br.

Quanto ao golpe, o que tem acontecido é que os criminosos têm enviado links se passando por funcionários da entidade monetária para extrair dados e dinheiro das vítimas. Estes links, como podemos imaginar, são falsos.

Através dele, os criminosos alegam que é possível fazer as consultas do SVR. Ao clicar neles, as vítimas são redirecionadas para uma página, onde é preciso inserir o CPF para verificar a quantia disponível.

Ao clicar em prosseguir, o suposto site informa ao usuário que ele tem uma quantia de R$ 1,7 mil para receber, sendo que, para resgatar, é preciso que a pessoa insira novas informações, alegando que apenas assim o valor será transferido via PIX. Contudo, isso não acontece na prática e as pessoas acabam fornecendo os dados aos criminosos.

Saiba também: WhatsApp pode ‘destruir’ áudios IMEDIATAMENTE: entenda a polêmica

Como consultar de forma confiável?

Se você deseja verificar se tem valores a receber, e deseja fazer isso de forma confiável, basta acessar o site do Banco Central em: https://valoresareceber.bcb.gov.br. Na página, será necessário informar se é uma Pessoa Jurídica (PJ) ou Pessoa Física (PF), seguido do CNPJ ou CPF. Após confirmadas as informações, o sistema informará se você tem ou não algum valor esquecido.

Caso o sistema identifique que o usuário tem algum dinheiro a receber, o mesmo será redirecionado para a conta do Gov.br. Se for uma Pessoa Física, é possível que ela tenha uma dificuldade maior de acessar a consulta de fato, pois o sigilo bancário só permite que pessoas com nível prata ou ouro façam a consulta.

No momento em que estiver acessando o site do Sistema Valores a Receber, irá se deparar com uma série de cuidados, dos quais indicam o seguinte:

  • O único site confiável onde o cidadão pode consultar e saber como solicitar a devolução dos seus valores, da sua empresa ou de pessoas já falecidas é o Sistema Valores a Receber, disponível em https://valoresareceber.bcb.gov.br;
  • Todos os serviços do SVR são totalmente gratuitos. Ou seja, não realize qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores;
  • O Banco Central (BC) não faz o envio de links, muito menos entra em contato com você via WhatsApp ou qualquer outro canal para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais;
  • Apenas a instituição que aparece no SVR é que pode te contatar e, ainda assim, ela jamais pedirá sua senha.