Urgência MÁXIMA: novo CICLONE traz grandes riscos para este local do Brasil; cuidado!

O Inmet emitiu um novo alerta para os cidadãos locais informando-os sobre a chegada de um ciclone que deverá causar grandes impactos em determinadas regiões do Brasil.

 Os últimos meses de 2023 estão sendo marcados por alguns fatores climáticos que estão gerando grande preocupação nos cidadãos locais. Recentemente, a passagem do El Niño, um ciclone extratropical, alterou totalmente o clima do inverno.

De forma mais clara, o ciclone fez provocou um superaquecimento nas águas do oceano, fazendo com que as temperaturas de grande parte do país passassem por uma alta elevação, tornando os dias mais quentes, o que é um tanto quanto curioso ao mencionar-se a presença do inverno.

Neste sentido, o Inmet emitiu mais um alerta sobre a chegada de outro ciclone, também extratropical. Nesse caso, o ciclone traz consigo alguns riscos, e por esse motivo, é indispensável que todos tenham enorme atenção em relação ao comunicado em questão.

Hurricane
Previsões do Instituto / Foto: divulgação

Saiba o que é um ciclone e os impactos que ele pode gerar para os locais atingidos

 Bem, assim como dito anteriormente, alguns fenômenos naturais estão passando um tanto quanto próximos do Brasil. Isso tudo pode ser facilmente explicado pelas questões envolvendo o aquecimento global, a poluição, entre outros fatores, todos eles capazes de influenciar nos eventos ocorridos.

Neste sentido, após a passagem do El Niño, muita gente ficou na dúvida sobre o que um ciclone realmente pode fazer. Isso porque, ao contrário do que muita gente pensa, o ciclone não precisa estar localizado exatamente em uma região, em específico, para atingi-la, visto que os efeitos são um tanto quanto impactantes.

Levando isso em conta, como dito de forma breve, o ciclone extratropical é responsável por provocar um superaquecimento nas águas do oceano. Quando isso acontece, toda a movimentação do oceano pode ser alterada, o que resulta em:

  • Ventos extremamente fortes;
  • Chuvas intensas, como tempestades;
  • Mudança drástica de temperatura;
  • Entre outras questões.

É extremamente comum que determinadas regiões do Brasil sejam mais afetadas do que outra, ao considerar-se a maior proximidade com o evento em questão, porém, ele costuma apresentar efeitos para quase todo o país.

Veja também: ESTES são os aparelhos que continuam gastando energia após desligados: cuidado!

Confira o mais novo alerta do Inmet e prepare-se!

Tendo em vista toda a explicação sobre os efeitos que um ciclone pode gerar para determinada localidade, de acordo com o Inmet, existe um novo alerta em laranja, o que indica um potencial de perigo, tendo em vista a passagem de mais um ciclone extratropical.

Nesse caso, o ciclone em questão está localizado no oceano que fica entre o Uruguai e a Argentina. Segundo as informações dispostas pelo alerta, a população deve ficar em risco em relação ao possível risco de grandes temporais em decorrência do evento.

As localidades que mais deverão ser afetadas são a Campanha, no Sul e na Fronteira Oeste. Demais localidades do Sul deverão contar com a intensidade de moderada a forte, tendo presença do céu nublado durante todo o restante da tarde.

Por fim, ainda de acordo com as informações mais precisas, os maiores acumulados estão previstos para as cidades de Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, em Lavras do Sul, em Santa Maria e na Região Central, em Bagé e Dom Pedrito.

Veja também: Mês do PERRENGUE: estes 3 signos terão dias difíceis até o fim de agosto