Novo ALERTA sobre o CONSIGNADO do Auxílio Brasil; crédito vai voltar?

Se você é beneficiário do Auxilio Brasil e tem interesse em adquirir empréstimo consignado, saiba o que fazer;

A princípio foi liberado no governo do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro o valor consigno do Auxílio Brasil, porém com a alteração de governo o programa de crédito consignado, para os usuários do Auxílio Brasil, foi suspenso. 

Contudo pelo fato do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter mantido o valor do Auxílio Brasil, muitas pessoas ficaram na esperança da volta do crédito consignado para quem é beneficiário do programa, mas isso não aconteceu. 

Novo ALERTA sobre o CONSIGNO do Auxílio Brasil; crédito vai voltar?
Se você usa o benefício do Auxílio Brasil, saiba se você pode ter acesso ao empréstimo consignado
Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

 

Existe alguma data para a volta do consigno para quem é usuário do Auxílio Brasil?

De antemão não existe nenhuma data definida para a volta deste programa que está paralisado até o momento, pelo banco da Caixa Econômica Federal que não oferece mais empréstimo consignado para quem recebe o Auxílio Brasil. É importante ressaltar que os outros bancos continuam oferecendo o consignado normalmente. 

Entretanto nesta última quinta-feira (12) a Rita Serrano, nova presidente da Caixa Econômica Federal declarou que o programa de crédito consignado está oficialmente paralisado, para quem usa o benefício do Auxílio Brasil. O anúncio da presidente deixou vários usuários do benefício aflitos, por não poderem contar com o recurso do empréstimo, por este banco. 

Veja também: ÚLTIMAS parcelas do Auxílio Brasil começam nesta quarta-feira: entenda!

A suspensão do empréstimo consignado pela Caixa Econômica é definitiva?

Não! Embora a presidente tenha oficializado a paralisação deste recurso, essa decisão não será definitiva e sim temporária. A medida de suspensão, que foi tomada também no ano passado, é necessária, para que a empresa Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social), examine os dados dos usuários do Auxílio Brasil cuidadosamente. 

“Eu já posso anunciar para vocês que nós estamos suspendendo o consignado do Auxílio [Brasil] por duas razões. A primeira é porque o Ministério do Desenvolvimento Social vai revisar o cadastro. Então, como o ministério vai revisar o cadastro, não é de bom tom que a gente mantenha, porque nós não sabemos quem ficará nesse cadastro ou não”, relatou a presidente. 

Segundo a presidente o outro motivo da paralisação é por conta dos juros que é muito alto, para essa modalidade de empréstimo então enquanto o recurso permanece suspenso, estão aproveitando esse período para estudar se tem como reduzir o valor dos juros. 

Qual o valor dos juros do consignado?

Os juros do consignado são considerados os mais altos de acordo com o valor da média do mercado. Quem é usuário do Auxílio Brasil e tinha recorrido ao empréstimo, pagavam em média juros de 3,5% por mês como valor limite de taxa, ou seja, as instituições não podem oferecer uma taxa acima dessa porcentagem para quem é beneficiário do Auxílio Brasil, mas a Caixa Econômica cobra uma taxa de 3,45% de juros por mês, que é considerado um valor acima do limite. 

Com relação às pessoas que contrataram o serviço de empréstimo antes da da volta , a presidente Rita disse que vai ser realizada uma análise com relação às regras e demais detalhes, mas que provavelmente a situação dos usuários do benefício permanecerá da mesma forma. 

Crédito consignado pode ser contratado por meio de outras instituições?

Todavia quem precisa de empréstimo não precisa ficar ansiosamente aguardando o banco da Caixa voltar com a atividade de empréstimo, pois outros bancos estão realizando este tipo de operação de crédito consignado normalmente, para quem é usuário do Auxílio Brasil.

Por fim veja também: Consignado do Auxílio Brasil: ÓTIMA notícia para quem pediu empréstimo