Novas regras do MEI adotadas pelo Governo: Empreendedores serão prejudicados?

Promessa é de maior segurança. Saiba mais.

A partir de agora, quem deseja ter um CNPJ ou atuar como Microempreendedor Individual (MEI), deverá se atentar às regras de formalização estabelecidas pelo Governo Federal. Isso porque, para assegurar que sua empresa está regulamentada, o empreendedor deverá dispor de uma conta Gov.br nível Prata ou Ouro.

A medida pretende funcionar  como uma confirmação da identidade do titular do negócio. De acordo com o Sebrae, serviços de alteração cadastral, baixa e formalização, por exemplo, só serão possíveis de serem feitos caso haja uma conta Gov.br que se enquadre nas categorias Prata ou Ouro. Abaixo, saiba mais sobre.

O que mudará? (Imagem: Divulgação).

Novas regras para MEI

A ideia procura aumentar a segurança do microempreendedor individual. Há um tempo atrás, muitas empresas cobravam por um serviço gratuito, mas isso poderia gerar fraudes. Diante disso, com a nova proposta, o próprio MEI irá assumir o controle sobre os seus dados e CNPJ sem necessidade de terceiros.

Entretanto, se você é MEI, não se frustre. Para aumentar de nível de segurança da conta, basta subir de etapa a partir do bronze. Isso é possível ao realizar alguns procedimentos simples de validação.

Veja também: Estudantes têm data limite para renovar contrato do FIES: Saiba mais! 

App Gov.br

O aplicativo Meu Gov.br foi feito a partir da parceria entre a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). A princípio, o app faz parte de uma conta única do Governo Federal, que permite criar sua conta ou trocar sua senha no ”Login Único” por meio de validação facial.

Antes de mais nada, também é importante informar que, para criar a conta, é necessário já ter cadastrado a biometria facial no Título de Eleitor ou na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Dessa forma, sua principal utilidade é reunir os seus documentos e integrar vários serviços públicos digitais em um único lugar.

Porque baixar o app é importante?

Como dito anteriormente, o app foi criado para reunir seus documentos com segurança, para que, quando você precisar, encontrá-los  na palma da sua mão! ademais, é possível acessar vários serviços públicos digitais em um único espaço, utilizando apenas a sua conta única do Portal Gov.br.

Seja para acessar o seu CPF ou solicitar benefício no Meu INSS, o app oferece facilidade e segurança ao utilizar milhares de serviços online. Portanto, baixe-o em: https://bityli.com/YeGped

Veja também: Cursos de qualificação para jovens a partir de 14 anos