É OFICIAL! Nova semana de 4 dias de trabalho no Brasil começa AINDA EM 2023: veja como vai funcionar

Todas as empresas brasileiras adotarão a semana de 4 dias de trabalho? Primeiros testes já têm data de início, saiba tudo sobre essa grande novidade.

Semana de 4 dias de trabalho é o grande sonho de muitos brasileiros! Desde já, os trabalhadores nacionais ficarão felizes em saber que essa nova modalidade de trabalho será implementada, no Brasil, ainda em 2023! Portanto, se você presta serviços por 5 (ou mais) dias na semana, pode ser interessante conhecer as principais especificações do projeto! Sendo assim, surge a dúvida: como funcionará o teste? E, ainda mais importante: quem poderá participar?

Desde o início da pandemia de Covid-19, debates sobre a semana de 4 dias de trabalho acontecem no mundo todo. Na época, muita gente passou a trocar o serviço presencial pelo trabalho à distância – algo bem mais prático e vantajoso para a força laboral. Mesmo assim, a semana de 4 dias de trabalho ainda encontra alguns entraves para ser implementada no Brasil. Abaixo, confira tudo que você precisa saber sobre o assunto!

Semana de 4 dias de trabalho é uma ótima novidade!

De acordo com especialistas em trabalho e finanças, a adoção de uma semana de 4 dias de trabalho pode ser uma ótima iniciativa não somente para os trabalhadores, mas também para as empresas e para os clientes.

Afinal de contas, atualmente, a força laboral do mundo inteiro sofre com questões psicológicas, emocionais e comportamentais.

Segundo uma pesquisa realizada pela empresa McKinsey – que avaliou 15 mil funcionários de 15 países – cerca de 59% dos trabalhadores já passaram (ou estão passando) por problemas de saúde mental.

Veja também:  Nucoin de GRAÇA para clientes Nubank; ATIVE agora as criptos e aproveite o rendimento!

Semana de 4 dias de trabalho será testada no Brasil!

É isso mesmo! Em breve, empresas do país inteiro começarão a testar a semana de 4 dias de trabalho. Nessa nova modalidade, os brasileiros trabalharão de segunda a quinta-feira, sem perder remuneração ou benefícios.

Atualmente, os testes da semana de trabalho de 4 dias são realizados no mundo todo. Na América Latina, o novo modelo começará a ser testado justamente no Brasil, em um estudo da organização 4 Day Week.

Criada em 2019, para quem não conhece, esta organização se especializa na avaliação de novas modalidades de trabalho e produtividade.

O cadastro das empresas foi aberto há mais de 3 meses, e desde então, cerca de 400 pessoas (físicas e jurídicas) manifestaram interesse nos testes. No mês de junho, começaram as “sessões de informação”, nas quais os gestores das empresas participaram de reuniões virtuais para entender melhor o projeto.

Como funciona o teste da 4 Day Week?

O teste da semana de trabalho de 4 dias, como você já sabe, será realizado pela organização 4 Day Week. No Brasil, a instituição encontra a empresa Reconnect Happiness at Work – especializada em cultura corporativa – como a principal parceira.

A empresa em questão será responsável pela administração do “teste piloto” da iniciativa. Em seguida, outras companhias poderão utilizar o mesmo modelo para testar a semana de 4 dias.

Em um papo com o site Exame, Renata Rivetti, a fundadora da Reconnect, explicou como o teste será realizado no Brasil, e porque a empresa aceitou participar da iniciativa.

“Comecei a acompanhar o que estava acontecendo com os pilotos globais. Os resultados eram excelentes em todos os pilotos. Foi aí que fui conversar com o time da 4 Day Week Global para entender as expectativas de trazer o teste para o Brasil. Eles encontraram sinergia entre o nosso propósito e o da ONG, e assim fechamos essa parceria que vai trazer ao Brasil a mesma metodologia que tem sido utilizada ao redor do mundo”, diz a executiva.

No papo com a imprensa, Rivetti salientou que os participantes do teste não terão os salários reduzidos. Pelo contrário: o objetivo do teste é justamente verificar se a diminuição da semana de trabalho, sem perdas dos funcionários, resulta na mesma ou em uma maior produtividade.

“Existe sim uma forma de trabalhar melhor e a gente ensina as empresas como ganhar produtividade com esse redesenho do trabalho. O modelo é flexível com o horário, mas precisa seguir o padrão de 100 – 80 – 100: 100% de pagamento de salário, trabalhando 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade”, conclui Rivetti.

Quais empresas vão participar do teste?

Como citamos anteriormente, mais de 400 companhias manifestaram interesse em testar a semana de 4 dias de trabalho. Destas empresas, de 30 a 50 devem participar do teste-piloto da 4 Day Week.

De acordo com Renata Rivetti, o teste pode ser realizado por empresas de todos os segmentos e áreas produtivas. Mas, em um primeiro momento, a testagem deve acontecer, primordialmente, em empresas de tecnologia.

“Todas as empresas podem participar do teste piloto de 4 dias, mas vimos que existe uma tendência maior para o trabalho intelectual, porque é mais fácil realizar as mudanças que propomos, como revisar a quantidade de reunião e são funções que utilizam processos tecnológicos”, explica a especialista.

Veja tambémBanco do Brasil pode pagar R$ 4,5 MIL para brasileiros: confira a lista de CPFs aprovados

Quando começa o teste? Até quando é possível se inscrever?

Se a sua empresa tem interesse em testar a semana de trabalho de 4 dias, vale a pena correr para fazer a inscrição! Afinal de contas, o período de cadastro da 4 Day Week chega ao fim no dia 31 de agosto.

Portanto, você tem pouco mais de duas semanas para fazer sua inscrição. No site oficial da iniciativa, também é possível indicar outras companhias para a realização do teste.

Para se inscrever, não há segredo: basta acessar o site https://www.4dayweekbrazil.com/, clicar em “Saiba mais ou registre seu interesse aqui” e preencher todas as informações pedidas pela plataforma. A partir daí, é só aguardar o contato da equipe do site, que pode ser realizado por e-mail ou telefone.

Os testes propriamente ditos começarão a ser realizados em meados de novembro, ainda sem data oficial.

“Muitas empresas brasileiras poderão implementar os 4 dias de trabalho com todo o nosso apoio. O treinamento está previsto para começar em setembro de 2023 e o teste piloto, quando as empresas diminuirão o tempo de trabalho para 4 dias, será a partir de novembro deste ano com duração de seis meses”, explica Renata Rivetti.

Ainda tem dúvidas sobre a semana de 4 dias de trabalho? Deseja entender melhor essa nova modalidade? Acesse o site que citamos acima para solucionar todas as questões.