Nova parcela do PIS/Pasep liberada neste mês: R$ 1,1 mil disponível, consulte
Prazo para solicitar o saque vai até o dia 29 de dezembro: entenda como funciona!
Os trabalhadores que não sacaram o abono salarial PIS/Pasep do ano-base de 2019 têm uma nova oportunidade de reivindicar o dinheiro em 2022. O prazo para resgatar o valor ”esquecido” começou no mês de março e vai até o dia 29 de dezembro.
Entretanto, devemos estar atentos pois este lote de agora é diferente do emitido em fevereiro, que se referia ao pagamento de benefícios para funcionários com contratos regulares em 2020. A seguir, saiba mais sobre.
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Novas parcelas do PIS/Pasep
Antes de mais nada, é importante lembrar que a Caixa Econômica Federal é o Banco responsável pelo repasse do PIS aos trabalhadores da iniciativa privada.
Ademais, o Banco do Brasil é responsável pelos depósitos do Pasep, feito aos servidores públicos.
Todavia, devemos lembrar também que acesso ao abono salarial é garantido aos trabalhadores que cumprem algumas condições.
Quem pode receber PIS/Pasep
São os pré-requisitos:
- Trabalhadores que receberam, em média, até 02 salários mínimos mensais com carteira assinada (CLT) no ano-base 2019;
- Cidadão que exerceu atividade remunerada por, no mínimo, 30 dias naquele ano;
- Trabalhador que já possuía inscrição o no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos naquele ano;
- Funcionários com os dados atualizados pelo empregador na RAIS – Relação Anual de Informações Sociais; ou eSocial, de acordo com a categoria da empresa.
Veja também: Abono salarial tem um total de R$ 208,5 milhões disponível para saque: Consulte e descubra se você receber
Valor do abono salarial – PIS/Pasep
Quem não movimentou os pagamentos na época ainda deve ficar atentos para os depósitos.
O valor do abono salarial varia entre R$ 92 e R$ 1.100. Isso acontece, contudo, porque esse era o salário mínimo do ano-base referente.
Como muitos já sabem, os valores variam de acordo com o tempo trabalhado.
Como consultar os valores este mês?
Sendo assim, para saber se têm direito ao abono salarial, os trabalhadores devem fazer o download e acessar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital <https://bityli.com/NHRJzb>. No entanto, caso prefira, também poderá ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 158.
Outra maneira de consultar o abono salarial é pelo aplicativo Caixa Trabalhador. Todas informações bem como link para download estão no site oficial <https://www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos/caixa-trabalhador/Paginas/default.aspx>.
Como sacar o abono salarial
Por fim, é importante lembrar que a solicitação do saque do abono é diferente neste caso.
Sobretudo, em relação ao saque, é preciso que o beneficiário solicite uma requisição formal de reemisão. O pedido pode ser realizado de 02 formas. Ou através do e-mail trabalho.uf@economia.gov.br (lembre-se de colocar no lugar de ”uf” a sigla do Estado em que o trabalhador reside).
Ou ainda é possível fazer isso de forma presencial, na apresentação de um documento com foto em uma das unidades do Ministério do Trabalho da sua região. Contudo, nesse caso é necessário ter em mãos documentos originais.
Ademais, lembre-se que: caso peça a reemissão, terá até dia 29 de dezembro para sacar. Se perder o prazo, só poderá encaminhar um novo pedido no calendário do próximo ano.
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