NOVA modalidade para utilizar o FGTS liberada aos brasileiros? Quem vai poder sacar?

Será possível financiar imóveis a partir da conta do fundo de garantia

O Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) é um fundo criado com objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Dessa forma, o empregador deve depositar mensalmente 8% do salário bruto dos seus funcionários numa conta ligada à Caixa Econômica Federal. Assim, caso os trabalhadores sejam demitidos, eles têm direito a receber o valor e não ficar desamparados até conseguir um novo emprego. Além disso, antes da criação do FGTS, os profissionais trabalhavam sem nenhum direito garantido antes de completarem 10 anos na mesma empresa. Ainda, o FGTS também conta com alguns benefícios e, agora, com uma nova modalidade.

Conheça a seguir a nova modalidade do FGTS e quem tem direito ao saque.

Nova modalidade do FGTS será liberada em breve. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

FGTS conta com nova finalidade

Nesta terça-feira (18), o Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço aprovou a possibilidade de que os futuros depósitos nas contas vinculadas ao FGTS pudessem ser utilizados pelos trabalhadores que desejam comprar casas populares. Assim, na reunião do colegiado do governo, patrões e representantes dos empregados decidiram que os novos depósitos vão entrar no cálculo de renda dos segurados que estiverem em busca da casa própria. Com isso, ao optar pelo uso para essa função, os valores da conta ficarão bloqueados para pagar o financiamento da residência.

Além disso, a medida só é válida para as famílias que têm como renda mensal bruta o valor de até R$ 2.400. A nova modalidade, então, é similar ao consignado do FGTS. Isso porque, o valor do financiamento da residência será pago de forma automática a partir dos valores presentes na conta do indivíduo. Ainda, o governo revela que a modalidade foi criada para ajudar as famílias de baixa renda. Então, o dinheiro que seria depositado diretamente na conta do trabalhador será descontado para pagar as parcelas do seu imóvel popular.

O Ministério do Desenvolvimento Regional ressalta que, a partir dessa medida, uma família que poderia dedicar R$ 500 da sua renda mensal para o financiamento do imóvel , terá vantagem com a nova modalidade do FGTS. Assim, essas famílias poderão agora aumentar o valor da prestação, uma vez que poderão contar com uma parte do valor referente ao FGTS. Para participar, ainda, é preciso que a escolha da casa própria seja feita através do programa Casa Verde e Amarela.

Confira também: ESTAS são as modalidades de saque do FGTS autorizadas até o final de 2022

Quando a medida passará a valer?

O governo federal determinou um prazo de três meses para que a regulamentação das novas operações sejam realizadas a partir do FGTS, com intuito de que os trabalhadores comprem a casa própria. Com isso, é possível que a nova modalidade esteja disponível a partir de janeiro do próximo ano.

Ademais, o governo garante que quem contratar a operação estará isento de qualquer risco. Isso acontece porque, como dito anteriormente, o trabalhador não precisará se preocupar mensalmente com o valor dedicado ao financiamento, uma vez que ele será pago de forma automática por meio da sua conta do fundo de garantia.

Veja mais: Saque extraordinário do FGTS: prazo para resgatar o benefício se aproxima do fim