Nova medida vai AFETAR diretamente quem usa o Nubank, Bradesco, C6 e CAIXA: você precisa saber!

Uma nova medida vai trazer uma série de mudanças para a forma como os brasileiros realizam as transferências bancárias em diversas instituições financeiras. Entenda a seguir o que vai mudar!

Atualmente, o Banco Central disponibiliza algumas possibilidades para que os brasileiros consigam realizar transferências bancárias, seja por meio de TED, DOC ou até mesmo o mais recente Pix. Cada tipo de transferência funciona de uma maneira e demandam uma quantidade de tempo para que o valor caia na conta do remetente. 

No momento, o modo de transferência bancária mais utilizado pelos brasileiros é o Pix, que possibilita que os usuários enviem dinheiro uns para os outros de forma instantânea e sem precisar nenhuma taxa para realizar o procedimento, o que é visto pela maioria como uma grande vantagem. 

Nos últimos dias, foi anunciado uma mudança em uma das modalidades de transferência bancárias oferecidas pelas instituições brasileiras. Portanto, os usuários de diversos bancos poderão ser afetados com a mudança. Continue na matéria para saber mais!

Instituições financeiras não vão mais oferecer transferências via DOC,

Nova medida gera grande muda em diversas instituições financeiras

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou uma mudança significativa no cenário bancário nacional e informou que as instituições financeiras deixarão de oferecer os serviços de transferências através do Documento de Ordem de Crédito (DOC) a partir do dia 29 de fevereiro do ano que vem. A alteração poderá trazer grandes impactos para as transações feitas por pessoas físicas e também por pessoas jurídicas, de forma a marcar um passo importante na evolução nas modalidades de transferências de fundos. 

Além disso, um grande número de bancos serão afetados pela mudança e, entre eles, a Caixa Econômica Federal. Vale ressaltar ainda que a transição não está restrita somente ao DOC. A Febraban ainda comunicou que as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC), também utilizada com frequência por empresas para realizar  o pagamento de benefícios para os seus funcionários, também serão descontinuadas. 

No momento, o DOC e o TEC contam com um limite máximo de valor de transferência fixado em R$ 4.999,99. No entanto, as operações referentes a Transferência Eletrônica Direta (TED) continuarão inalteradas, de forma a continuar oferecendo uma alternativa contínua para a transferência de fundos entre as contas bancárias.

Confira também: ATENÇÃO! O banco pode VENDER sua DÍVIDA e isso pode se tornar um DESASTRE na sua vida: saiba o que fazer

Saiba mais sobre a mudança promovida pela Febraban!

O DOC, modalidade de transferência criada em 1985 pelo Banco Central, já foi uma das formas mais proeminentes para que fossem feitas as transferências. Porém, nos últimos anos, a sua popularidade diminuiu de forma gradativa. Isso aconteceu devido ao lançamento do sistema de pagamento instantâneo, o Pix, que ganhou uma adesão significativa por conta da sua eficiência e praticidade. 

Ainda de acordo com o enfatizado pela Febraban, essa mudança é uma resposta ao equilíbrio entre custo e benefício para os clientes. Com o uso crescente do Pix e também devido a movimentação bancária mais ágil e acessível que a modalidade oferece, os modos de transferência via DOC e TED acabaram perdendo a sua posição de preferência entre os clientes bancários. 

Saiba mais: A quantia total de dinheiro NÃO SACADO no Banco Central é INACREDITÁVEL: você pode ter algum valor esquecido