Nova lista de aprovados do Abono salarial PIS/Pasep; mais de 1,6 milhões receberão os valores

O dinheiro proveniente do PIS/Pasep tem ajudado significativamente a faixa mais pobre da população.

Se você tem direito a receber o abono salarial do PIS/Pasep, mas ainda não foi contemplado, não perca a esperança. O Dataprev reviu uma série de casos que estavam pendentes e agora nada menos do que 1,6 milhão de pessoas foram incluídas no grupo de beneficiados.

Para saber se você faz parte desse novo grupo, basta consultar a Carteira Digital do Trabalhador (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.carteiradigital&hl=pt_BR&gl=US), disponível desde o dia 16 de fevereiro. Bom lembrar que têm direito ao abono salarial do PIS/Pasep referente a 2020 são os brasileiros que trabalharam no mínimo 30 dias com carteira assinada naquele ano-base.

O dinheiro proveniente do PIS/Pasep tem ajudado significativamente a faixa mais pobre da população brasileira, daí a importância da nova lista de beneficiados elaborada pelo Dataprev.

Veja quem receberá o dinheiro/Imagem: Agência Brasil/arquivo

Um salário-mínimo

Com a inflação em alta e remarcação quase que diária de preços em razão da guerra no Leste Europeu, esse dinheiro passou a ser um alívio para muitos trabalhadores. O valor do abono não é de grande monta, afinal, trata-se de um salário-mínimo, que hoje equivale a R$ 1.212. De qualquer forma, em tempos de crise, o dinheiro sempre será muito bem-vindo.

Criado na década de 1970, o PIS/Pasep atende a funcionários de empresas privadas (PIS) e servidores públicos (Pasep). Para ter direito ao PIS, o trabalhador privado deve estar cadastrado na Caixa Econômica. Os servidores públicos, no Banco do Brasil.  Ambas as instituições oferecem ao trabalhador um cartão com o número da inscrição. Os pagamentos serão feitos igualmente por esses dois bancos.

A nova lista de beneficiados deveu-se à necessidade de o Dataprev corrigir erros no processamento de dados de 1,6 milhão de trabalhadores que estavam nos registros da Rais, a Relação Anual de Informações Sociais.

Para que esse contingente não fosse prejudicado, o reprocessamento das informações tornou-se necessário, o que tomou todo o mês de fevereiro. Resolvido o problema, basta agora o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital em seu dispositivo Android ou iOS. Feito isso, informe seu CPF e sua senha correspondente ao gov.br. Se não tiver senha, crie uma nova. O registro é feito gratuitamente.

Veja também: Nova pesquisa inclui milhares de trabalhadores na lista do PIS/Pasep 2022; veja se você poderá sacar os valores!

Confira os  calendários

 Do PIS:

Nascidos emRecebem a partir de
Janeiro08 de fevereiro
Fevereiro10 de fevereiro
Março15 de fevereiro
Abril17 de fevereiro
Maio22 de fevereiro
Junho24 de fevereiro
Julho15 de março
Agosto17 de março
Setembro22 de março
Outubro24 de março
Novembro29 de março
Dezembro31 de março

 

Do Pasep:

Final da inscriçãoRecebem a partir de
0-115 de fevereiro
2-317 de fevereiro
422 de fevereiro
524 de fevereiro
615 de março
717 de março
822 de março
924 de março

Veja também: Negativados podem receber o PIS/Pasep normalmente? Tire suas dúvidas!