FIM do ChatGPT? Nova IA da Google promete oferecer recursos CHOCANTES e gratuitos

Já ouvir falar da nova inteligência artificial que veio para competir com o ChatGPT? A Bard é a IA criada pelo Google que promete superar o ChatGPT. Saiba tudo aqui.

A inovadora indústria de inteligências artificiais (IAs) pode ter ganhado um nome de peso. A Google anunciou na última quarta-feira, 10, durante a sua conferência anual para desenvolvedores, a “Google I/O”, novidades que foram implementadas na sua mais nova aposta no mercado tecnológico: o Bard, IA que pode vir a ser o principal concorrente do ChatGPT.

As inteligências artificiais são a nova aposta no ramo da tecnologia nesses últimos anos. Disponibilizando uma infinidade de recursos para serem aproveitados pelos usuários, o uso das IAs está se tornando até mesmo polêmico, com discussões sobre possíveis desempregos, com as empresas substituindo profissões antes atuadas por pessoas, pelo uso de inteligência artificial.

E de todas as IAs disponíveis para uso pelo público, a mais reconhecida atualmente é o ChatGPT. Porém, a Google viu esse potencial e produziu a sua própria IA, o Bard. E com os novos recursos que o Bard vai receber, ele pode vir a ser um grande concorrende do ChatGPT.

É o fim do ChatGPT? Conheça a nova IA e se surpreenda (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia)

Quais são as novidades anunciadas para o Bard?

Antes disponibilizados apenas para usuários dos Estados Unidos e Reino Unido, agora mais de 180 países de língua inglesa poderão usar a ferramenta.

Fora isso, o Bard também receberá suporte para mais de 40 idiomas, incluindo português. Outra grande mudança é a integração com o mercado. O Bard passará a ser conectado com o Adobe Firefly, uma ferramenta da Adobe capaz de gerar imagens de qualidade a partir de comandos de texto.

Outros produtos da própria Google também disponibilizarão o uso do Bard, como o Gmail, o Docs e o Sheets. Dessa forma, o conteúdo gerado por chatbox pode ser transferido facilmente usando essas ferramentas.

Mais um upgrade anunciado são os comandos de texto mais visuais. Tanto os comandos como as respostas fornecidas. Ele também terá um Modo Escuro, que deixa a interface com o tom preto, conforme tem sido a tendência em diversos outros aplicativos. Uma vez que essa tonalidade agride menos a vista em ambientes escuros.

Por fim, também deve ser incluído entre as funções da IA a implementação de citações de fontes, o que deixariam as respostas mais precisas. Isso seria uma forma de combater a desinformação e dando a possibilidade dos usuários se aprofundarem nos temas pesquisados.

Veja mais: Trabalho REMOTO vai ACABAR? Confira a previsão do criador do ChatGPT

E o ChatGPT?

Criado pela Open AI, o ChatGPT é o algoritmo de inteligência artificial mais conhecido do mercado atualmente. Sua principal função é fornecer às perguntas dos usuários respostas criativas e bem contextualizadas. Porém, a IA evoluiu tanto, que hoje em dia já foi confirmado que ele pode elaborar e-mails, poemas, receitas, traduções, resumos, códigos de programação, entre outros.

Muito dessa evolução vem por conta do algoritmo do ChatGPT, que foi desenvolvido com base em machine learning. O que quer dizer que, dentro das limitações geradas para essa IA, ela é capaz de praticamente evoluir sozinha a partir das interações com os usuários.

Agora com esse novo concorrente de peso, provavelmente a Open IA tentará implementar melhorias no seu produto. Assim, o ChatGPT poderá se manter relevante no mercado e evitar ser deixado para trás pela concorrência. Mas se o Bard realmente tomará o seu lugar como a principal IA do mercado atual, só o tempo vai dizer.

Veja mais: 8 coisas CHOCANTES que a nova versão do CHATGPT pode fazer; surpreenda-se!