Nova CONVOCAÇÃO dos BENEFICIÁRIOS do INSS; veja se você precisará “prestar contas” para o órgão

Os segurados que não atenderem ao INSS e não comparecerem a perícia médica correm o risco de perder o benefício

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia do governo brasileiro vinculado ao Ministério do Trabalho e da Previdência. Agora, o instituto anunciou que vai reavaliar os segurados com reabilitação profissional.

Confira quais são os beneficiários que terão que passar pela avaliação.

Alguns beneficiários do INSS podem ser convocados para reavaliação. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

INSS vai reavaliar segurados

O INSS prevê a convocação de mais de 45 mil segurados para realizarem a reavaliação. Os beneficiários que recebem auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez fazem parte do grupo de reabilitação profissional do seguro social e devem ser convocados para constatar se ainda têm direito ao benefício.

A reabilitação profissional funciona como um serviço de Previdência Social oferecido aos trabalhadores que ficaram incapacitados para exercer sua função profissional devido à doença, acidente ou deficiência.

Além disso, o programa oferece a eles a oportunidade de passar por uma reeducação ou readaptação profissional, para que possam retornar ao mercado de trabalho.

A medida em questão costuma ser realizada anualmente pelo instituto, no entanto, estava suspensa devido a pandemia da Covid-19. Dessa forma, os segurados que não passaram pela perícia médica há mais de 365 dias devem ser convocados.

De acordo com a coordenadora de serviços previdenciários do INSS, Késia Miriam de Araújo, não se trata de um procedimento revisional, mas sim de um procedimento padrão do programa de reabilitação profissional, por isso, ela discorda que a medida seja chamada de pente-fino.

Ainda segundo o instituto, entre os 150 mil beneficiários que fazem parte da reabilitação, está prevista a convocação de 45 mil, sendo esses os que estão com a Data de Comprovação de Incapacidade vencida há mais de um ano.

O prazo para que ocorra a revisão é de 180 dias, assim, os segurados estão sendo convocados desde setembro e ainda podem ser chamados até abril de 2023. A reabilitação do INSS é de caráter obrigatório e caso o beneficiário não atenda às convocações do INSS, corre o risco de perder o benefício.

Por isso, é importante estar atento às datas e comparecer no dia da perícia agendada, o segurado que não realizar o exame pericial também poderá ter o benefício suspenso.

Confira também: Segurados do INSS que fazem parte DESTE grupo passarão por análise; entenda!

Saiba como será feita a convocação

Aqueles que devem passar pela revisão vão receber a convocação do INSS por carta, e-mail ou ligação, ou seja, não será necessário agendar o atendimento, pois o responsável por esse processo é o instituto. Portanto, garanta que seus dados estejam atualizados para não correr o risco de que o INSS não consiga falar com você e o seu benefício venha a ser suspenso.

Como dito anteriormente, os segurados já estão sendo convocados e ainda poderão ser chamados até abril do próximo ano, então, não perca tempo e verifique se os seus dados estão em dia.

O INSS ressalta ainda que órgão não pede dados pessoais nem senhas através do telefone, caso isso seja solicitado, desconfie. Os contatos serão apenas informativos e o beneficiário poderá acompanhar a convocação ou confirmar as informações pelo aplicativo do Meu INSS, disponível para iOS e Android (bit.ly/3hpnPCJ) ou pela central de atendimento por telefone, no número 135.

Saiba mais: Veja as principais mudanças nas regras de aposentadoria do INSS em 2023