Nova CNH chegou: modelo antigo do documento perdeu a VALIDADE?

Confira se a atualização do documento é obrigatória!

A nova CNH já está entre nós e trouxe tantas mudanças que muitas pessoas têm se perguntado se o modelo antigo ainda é válido ou se é necessário emitir uma segunda vida do documento. A emissão da nova carteira começou em junho e qualquer pessoa pode solicitar a segunda via.

Quer saber se você ainda pode utilizar o modelo antigo da sua CNH normalmente e quais as principais mudanças na nova versão? Então continue nos acompanhando logo abaixo para conferir todas as informações importantes que separamos especialmente para você!

A nova CNH possui dispositivos de identificação e segurança diferentes do modelo antigo, mas não é preciso substitui-lo ainda
A nova CNH possui dispositivos de identificação e segurança diferentes do modelo antigo, mas não é preciso substitui-lo ainda / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Mudanças na nova CNH

A princípio, o modelo novo possui diversas mudanças interessantes, especialmente no design do modelo e nos dispositivos de segurança. Dito isso, ela continue sendo emitida tanto em formato físico quanto em formato digital. Sobre as alterações, as principais são nas cores, que agora traz destaque para detalhes amarelos, além de um quadro que ilustra a habilitação do condutor em determinados veículos.

Além disso, os itens de segurança ainda incluem o uso de tinta fluorescente, que pode ser checada com luzes negras, bem como outros detalhes que só podem ser vistos com luzes uv, fora um novo holograma. Outra informação interesante é que pessoas transgênero e travetis que já fizeram a alteração do nome social oficialmente podem alterá-lo no documento, além de poder haver a inclusão de filiação afetiva.

Veja também: Já é possível tirar carteira de motorista SEM precisar de uma autoescola? Qual é o valor da CNH?

Devo trocar o modelo antigo pelo novo?

Por fim, respondendo à pergunta principal, não é necessário trocar o documento antigo pela nova versão da habilitação, em um primeiro momento. Dito isso, receberão o novo modelo somente quem irá tirar o documento pela primeira vez ou quem solicitar a segunda via, adicionar outra categoria ou precisar mudar alguma coisa nos dados de um jeito que necessite realizar a troca.

Caso não necessite de nenhum dos casos, o condutor pode seguir utilizando seu documento antigo tranquilamente, sem correr risco de levar multas ou punições. Contudo, é sempre bom prestar atenção à data de validade do documento, que pode variar de acordo com a idade do condutor. Por exemplo:

  • Motoristas com até 49 anos devem atualizar sua CNH a cada dez anos;
  • Os que possuem entre 50 e 69 anos devem atualizar o documento a cada cinco anos;
  • Aqueles cima dos 70 anos devem atualizar a carteira de motorista a cada três anos.

No fim, a troca ocorrerá aos poucos, à medida em que os documentos necessitarem de atualização e novas pessoas forem tirando habilitação. Ou seja, não é necessário ter pressa de correr ao Detran para atualizá-lo. Em caso de dúvidas, você pode recorrer a um Departamento de Trânsito da sua cidade para saber mais informações sobre a troca ou, caso queira, solicitar a versão mais recente da CNH.

Veja também: Veja como ter o RG, CPF, CNH e título de eleitor no seu CELULAR: passo a passo simplificado