Nova atualização da CNH 2022: Procedimento se torna obrigatório para todos os motoristas ou interessados em fazer CNH!

O objetivo do procedimento tem o intuito de acabar com as fraudes. Leia o artigo.

Todos os motoristas categoria B que renovarem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) são obrigados a fazerem a coleta biométrica. As mudanças foram anunciadas esta semana e começaram a valer desde o início de fevereiro.

Todos os condutores da categoria B devem atender à exigência. Isso inclui automóvel, caminhonete, camioneta e utilitário.

De acordo com o Detran, o objetivo do procedimento tem o intuito de acabar com as fraudes. Para a renovação da carteira, o motorista pode se cadastrar no aplicativo do Detran. Além de receber a CNH pelo próprio app do órgão.

A biometria é obrigatória ./imagem: Agência Brasil

A biometria no Distrito Federal

O procedimento de biometria será para os condutores do Distrito Federal. A técnica era facultativa, mas para ampliar a segurança e evitar fraudes, o Detran-DF decidiu pela obrigatoriedade.

O sistema de coleta biométrica começou a ser implantado em 4 de agosto de 2018, de maneira gradativa, contemplando os processos relacionados à habilitação. Além da categoria B, o cadastro biométrico é exigido para a renovação para outros tipos de CNH: A, AB, AC, AD, AE, C, D e E.

Segundo o Detran-DF, todo o processo de regularização da CNH usará a tecnologia biométrica, como: primeira habilitação, reabilitação, transferência de unidade da federação, mudança ou adição de categoria.

A biometria é um procedimento de coleta e armazenamento de digitais, assinatura e fotografia. A técnica serve para identificar os condutores com mais eficácia, reduzindo a possibilidade de fraudes e erros.

Veja também: CNH suspensa ou cassada: Detran divulga lista de motoristas com infrações autossuspensivas na região

Agendamento da biometria

O agendamento biométrico para renovação da carteira nacional de habilitação pode ser feito por meio do site do Detran-DF (http://www.detran.df.gov.br/agendamento-biometrico/)

Essa é a etapa inicial tanto pelo candidato à habilitação quanto o condutor que pretende renovar a CNH. Sem a realização da identificação biométrica, o motorista não pode prosseguir nas demais etapas.

Para a coleta biométrica é possível também agendar pelo Portal de Serviços (https://portal.detran.df.gov.br/) ou por meio do aplicativo Detran Digital, disponível nas lojas App Store e Google Play.

De acordo com o Detran-DF, a coleta biométrica foi expandida para os postos do Na Hora, sendo que antes era apenas no Detran. Atualmente, os motoristas contam com 12 postos para facilitar a coleta biométrica.

Todo processo é feito no mesmo lugar. Nos postos, o condutor pode  fazer a renovação da carteira, fazer  exames e ir ao Detran, para fazer a coleta biométrica e pronto. Todas essas etapas poderão ser realizadas a partir do dia 08 de fevereiro.