Nova ação do INSS busca DIMINUIR filas das agências; veja como vai funcionar

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está promovendo uma iniciativa cujo objetivo é acabar com a fila de segurados que estão aguardando para ter o seu benefício aprovado.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se caracteriza enquanto uma autarquia do governo federal brasileiro que funciona em conjunto com o Ministério do Trabalho e Previdência, que por sua vez possui as responsabilidade de receber as contribuições mensais que são realizadas pelos trabalhadores. Com isso, é possível manter o Regime Geral da Previdência Social em pleno funcionamento. 

A Previdência Social realiza os pagamentos mensais dos benefícios que são oferecidos pelo INSS para os seus segurados, como é o caso da pensão por morte, auxílio-acidente, auxílio-reclusão, auxílio-doença, aposentadorias, salário-maternidade e também outros benefícios que fazem parte do núcleo das Atividades Exclusivas de Estado. 

Além disso, devido a grande fila de pessoas  aguardando para ter acesso ao benefício do INSS, foi proposta uma nova ação que busca diminuir a quantidade de segurados que estão aguardando. Portanto, confira a seguir como vai funcionar a novidade!

Nova ação busca diminuir as filas do INSS. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Nova ação para diminuir filas do INSS entra em vigor

Nesta segunda-feira (23), entrou em vigência uma ação que tem o objetivo de diminuir as filas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Com isso, é possível que o processo de aprovação dos benefícios seja acelerado. A medida foi publicada na última sexta-feira (20) no Diário Oficial. 

Cerca de 1,1 milhão de pessoas estão aguardando na fila da autarquia pelas perícias médicas. Desse total, 627 mil aguardam pela perícia inicial para que os benefícios sejam concedidos. Diante disso, a autarquia está promovendo algumas ações para que esse número seja reduzido. Ainda conforme enfatizado na portaria Dirben/INSS 1.173 referente ao dia 20 de outubro, o intuito é possibilitar que os atendimentos sejam feitos nas agências. 

Com isso, as pessoas que precisam dar entrada ao benefício por incapacidade temporária, também conhecido como auxílio-doença, podem procurar uma agência do INSS. No entanto, é importante ficar atento a alguns critérios, como os seguintes:

  • Deverão ser atendidos todos as solicitações que necessitam de perícia médica, mesmo para aqueles que ainda não tiverem dado entrada ao requerimento;
  • É preciso apresentar a senha referente ao serviço “Protocolo de Requerimento”;
  • O segurado do INSS ainda deve entregar a documentação emitida por parte do médico há pelo menos 90 dias (Laudo relatório ou então o atestado médico ou odontológico);
  • Além da documentação médica, também é exigido que seja apresentado um documento oficial com foto. 

Confira também: SUSPENSÃO APROVADA para aposentados e pensionistas do INSS? A notícia mais esperada acaba de sair!

Quais são as informações necessárias que devem conter na documentação médica exigida pelo INSS?

Além do que foi citado anteriormente, é importante ainda ficar atento às informações que são necessárias na documentação médica. São elas:

  • Nome completo do solicitante;
  • Data em que iniciou o repouso e também o prazo estimado necessário, mesmo que seja por tempo indeterminado;
  • Assinatura do profissional emitente e também carimbo de identificação, que deve conter registro do Conselho de Classe, que pode ser tanto eletrônico quanto digital, desde que respeite os parâmetros instituídos pela legislação em vigência. 

Saiba mais: Quer se aposentar ganhando mais do que pelo INSS? Conheça essa dica incrível de investimento público