Notificação do aplicativo do INSS deixa segurados APAVORADOS: vem novo PENTE-FINO aí?

Os segurados do INSS estão recebendo uma nova notificação via aplicativo do INSS, o que está deixando muitos incertos sobre o risco do veto de milhões de benefícios.

Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estão em apuros em decorrência de uma nova notificação que está chegando via aplicativo para aqueles que têm algum tipo de benefício sendo pago. Isto é, milhões de segurados estão sendo notificados sobre um possível corte.

De forma mais clara, o INSS está passando por uma nova leva de vetos. Isso indica que o órgão está planejando um novo pente-fino, o que pode resultar no veto de milhões de benefícios. Com isso em mente, agora, é dever de cada segurado fazer o que for preciso para evitar estar na mira do corte.

Melhor dizendo, existem alguns feitos que podem evitar que o INSS mire em segurados específicos, o que é extremamente eficaz contra o veto das parcelas, sejam elas contínuas e/ou temporárias, como no caso de benefícios com duração máxima.

INSS
Novos cortes pra diversos benefícios / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Entenda a nova notificação do INSS que está preocupando os segurados

Como é de conhecimento geral, o Governo Federal está alterando diversos programas, órgãos e benefícios destinados aos cidadãos brasileiros. Trata-se de algo comum, considerando principalmente a troca de gestão, contando com o novo mandato de Lula, que teve início agora em 2023.

No entanto, com tantas mudanças acontecendo, tem-se também novos cortes destinados para as mais novas áreas. Melhor dizendo, o Governo Federal está trabalhando em formas de facilitar a concessão de benefícios, porém, para que isso seja possível, é necessário cortar aqueles que são considerados irregulares.

Entretanto, pode acontecer de um segurado cumprir com todas as devidas regularidades, porém, estar com alguma falha no sistema que o deixe como um alvo do pente-fino. Aliás, parte desses segurados já estão sendo notificados pelo INSS, e agora é hora de ter muita atenção.

Mais especificamente pontuando, essa notificação menciona a necessidade de atualização de uma série de documentos. Caso o segurado não cumpra com o que está sendo pedido, há grandes chances do Governo suspender as parcelas, o que pode ser definitivo ou não.

Veja também: INSS confirma ANTECIPAÇÃO e beneficiários COMEMORAM MUITO!

Como saber se eu fui notificado? Aprenda a consultar!

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que, caso a notificação aconteça, o segurado deve realizar o processo de atualização o quanto antes. É possível que alguns segurados sejam convocados ao comparecimento presencial em uma agência, mas isso depende.

Levando isso em conta, o processo para conferir a notificação é simples. Felizmente, hoje em dia, o INSS conta com diversas formas de contato online, entre elas, o site oficial (meu.inss.gov.br). Desse modo, basta que o segurado faça login para verificar se algo está realmente acontecendo.

Caso a resposta seja sim, é hora de seguir os passos indicados na notificação. Pode acontecer de alguns segurados precisarem realizar a prova de vida. Melhor dizendo, atualmente, ela é automática para a maioria. No entanto, caso aconteça algum problema, o segurado também é notificado.

De qualquer forma, após a atualização dos dados, caso não haja nenhuma irregularidade, não há porque sofrer o veto das parcelas, de acordo com as normas do próprio INSS.

Veja também: Auxílio-doença SEM perícia médica? Essa pode ser a nova realidade do INSS! Entenda