Notícia INCRÍVEL sobre o PIX acaba de sair (05/07): confira!

O pix está crescendo cada vez mais no país, o que fez com que o BC tivesse que trazer novidades.

Em pouco mais de dois anos de lançamento, o pix já trouxe muito mais facilidade e agilidade à vida dos brasileiros que precisam realizar transferências bancárias. Inclusive, a mudança que a ferramenta provocou no mercado é visível pelo número impressionante de operações realizadas nos últimos tempos.

Em breve, o Banco Central (BC) também deve trazer novidades para melhorar ainda mais a utilização da ferramenta. Dessa forma, se você quer saber mais sobre tudo isso, continue acompanhando o texto abaixo!

O pix está ficando cada vez mais popular no Brasil, aumentando consideravelmente o número de transferências realizadas. Confira!
O pix está ficando cada vez mais popular no Brasil, aumentando consideravelmente o número de transferências realizadas. Confira! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Pix fica cada vez mais popular no Brasil

A princípio, em 2021, um ano depois do surgimento do pix, as transações através da ferramenta totalizavam 5,7 bilhões. Já em 2022, esse número aumentou exponencialmente para 11,7 bilhões, o que fixou um aumento de 105% no período. Os dados pertencem à Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que realizou a Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023.

Nesse sentido, dá para se ter uma ideia de como a força de utilização do pix é imensa no país. No mesmo período, o uso de ferramentas como o DOC e o TED caíram em 29%, enquanto as transferências via pix cresciam cada dia mais. Dentre os chamados heavy users, que são aqueles que utilizam os sistemas de transferência mais de 30 vezes por mês, o crescimento da ferramenta foi de 131%.

Ainda de acordo com os dados da Febraban, levando em consideração a expansão das modalidades de uso do pix que estão previstas na agenda do BC, a ferramenta deve se tornar ainda mais popular. Com isso, a área de serviços e comércio também devem começar a receber a forma de pagamento com mais frequência, já que as transferências tornaram-se as maiores de uns anos para cá.

Veja também: Taxa confirmada no PIX? Descubra quem está totalmente livre da nova regra

Novidades devem chegar em breve

Ademais, nos planos do Banco Central estão algumas novidades interessantes que devem chegar entre 2023 e 2024. Veja abaixo quais são elas:

  • Bolepix: primeiramente, essa função vai funcionar no lugar dos boletos tradicionais, mas utilizando um QR Code no lugar do código de barras. Com ele, o pagamento será muito mais fácil, visto que vai receber as transferências em qualquer horário e dia da semana;
  • Pix automático: já neste caso, haverá a substituição do débito automático, visto que o cliente deverá marcar apenas uma vez quais transações pretende fazer durante o mês através de transferências através da ferramenta, com o dinheiro sendo descontado da conta nas datas marcadas;
  • Pix garantido: por fim, essa função garante que a loja receba o pagamento via pix integral pelo produto, enquanto o cliente apenas pode parcelar a compra, mesmo sem ter dinheiro disponível na conta. É um concorrente, no caso, do cartão de crédito.

Todas as novidades devem chegar em breve, sendo gratuitas para usuários que forem pessoas físicas ou microempreendedores. A exceção fica pela modalidade garantida, na qual incidem taxas assim como no cartão.

Veja também: Novidade do Banco Central sobre o PIX é APROVADA! Saiba quando ela entrará em vigor