Nota do Enem pode ser usada para concluir ensino médio? Entenda!

A nota do Enem é uma das principais preocupações daqueles que se inscrevem para realizar o exame; aplicação da prova ocorre em menos de quatro meses.

Hoje em dia, muitos brasileiros desejam prosseguir com os seus estudos no ensino superior e, para isso, eles se inscrevem para prestar o vestibular, sendo o mais popular dentre eles no país o Enem. Antes de mais nada, deve-se mencionar que o Ministério da Educação (MEC) é responsável por realizar o exame, através do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Os estudantes realizam o exame e posteriormente recebem nota do Enem.

Com isso, eles podem jogar a nota no Sistema de Seleção Único (SiSu) e assim disputam uma vaga nas instituições públicas do país. No entanto, mesmo que muitos estudantes possam não saber disso, o Enem também é uma forma de conseguir participar de programas do Governo Federal que incentivam a entrada no ensino superior, como o ProUni e Fies. Mas será que a nota do Enem também pode ser usada para concluir o ensino médio? Veja mais a seguir.

Nota do Enem pode ser usada para concluir ensino médio? Entenda!
Brasileiros estão se preparando para a maior prova de vestibular em todo o país / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Nota do Enem pode ser usada para concluir o ensino médio?

Vale a pena lembrar que quando o exame foi criado, em 1998, a sua principal finalidade era permitir que os brasileiros pudessem concluir o Ensino Médio usando a nota do Enem. No entanto, de lá para cá muitas coisas mudaram, mas essa continua sendo uma dúvida comum de muitos inscritos no exame: afinal de contas, ainda é possível usar a nota do Enem para concluir essa modalidade?

Logo, sendo assim, hoje em dia a nota do Enem não pode ser mais usada para concluir o ensino médio. O exame não tem mais essa funcionalidade. Para quem deseja realizar um exame para concluir essa etapa, é preciso se inscrever no Encceja, ou Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

O exame, criado em 2002, tem a sua aplicação anual e oferece certificados para quem for aprovado, permitindo a conclusão do ensino médio.

Veja também: Bancos ofertam descontos de até 96% por meio do Desenrola; veja como renegociar suas dívidas no programa

Como se preparar?

Realize um cronograma de estudos

É fundamental que os estudantes consigam separar um tempo todos os dias para estudar os conteúdos previstos para o Enem 2023. Montar um cronograma de estudos nesse sentido pode ser útil, pois te dará mais clareza com relação aos pontos que você precisa estudar.

Defina o seu local de estudos

Ter um local de estudos em separado para estudar é um ponto positivo, pois isso te permite estudar com tranquilidade e sem barulhos ou demais influências externas, o que te auxilia a manter a concentração.

Pratique com exercícios

Selecionar provas anteriores do Enem 2023 e realizar as questões, simulando a situação de prova real é uma boa maneira de se preparar. Isso porque você saberá qual é o seu tempo médio de resposta para as questões e também entenderá como os conteúdos são cobrados.

Veja também: SALÁRIO DOBRADO? Entenda a nova aposta do INSS para melhorar as condições de concessão dos benefícios