NASA aponta local no espaço onde alienígenas podem ouvir sinal
Tudo que diz respeito ao espaço e aos extraterrestres sempre gera curiosidade, não é mesmo? Um estudo recente, realizado por pesquisadores da Universidade Penn State em colaboração com o laboratório da NASA de Propulsão a Jato, traz informações interessantes. Essa pesquisa foi publicada na The Astrophysical Journal Letters e explora como conseguimos detectar sinais do cosmos.
A pesquisa se destaca ao usar informações da Rede do Espaço Profundo (DSN) da NASA. Os cientistas configuraram uma comunicação via rádio que, com tecnologia avançada, funciona quase como um retransmissor. Essa estrutura ajuda a dar orientações a naves e outros equipamentos que estão no espaço.
O foco do estudo foi tentar estabelecer uma ligação em um ponto específico do cosmos, onde estão telescópios e espaçonaves. Um detalhe interessante é que esse processo só foi possível devido a uma potência relativamente baixa, orbitando nosso planeta. Se fosse algo mais distante, não conseguiríamos captar as informações como fazemos.
Joseph Lazio, um dos cientistas envolvidos na pesquisa, comentou: “Estamos enviando alguns dos sinais de rádio mais potentes e persistentes da humanidade para o espaço. Os registros públicos de nossas transmissões permitiram que nossa equipe analisasse o padrão de envio desses sinais nos últimos 20 anos”. É um feito e tanto, não acha?
A pesquisa também fez alguns paralelos interessantes. Os sinais enviados estão relacionados ao planeta Marte, ou seja, eles transitam por todo espaço ao redor da Terra. A grande questão que fascina a todos é a possibilidade de vida extraterrestre.
Se essas formas de vida alienígena conseguirem perceber tanto Marte quanto nosso planeta, há uma chance de 77% de que elas estejam cientes dessas transmissões. Outro dado curioso é que, dentro do nosso Sistema Solar, estima-se que cerca de 12% dos sinais possam ter conexão com extraterrestres. É uma exploração instigante que nos leva a questionar nosso lugar no universo!