PERIGO! Saiba porque você não deve deixar o CARREGADOR na tomada; entenda

Um dos hábitos mais comuns que temos com os nossos celulares, é esquecer o carregador na tomada. Esse ato pode parecer inofensivo, mas é bastante perigoso. Entenda melhor.

Não seria errado dizer, que hoje em dia o aparelho celular é uma extensão do braço do brasileiro. Segundo uma coleta de dados feitas pelas lojas online iOS App Store e Google Play, em 2021 o cidadão brasileiro passou cerca de cinco horas e meia no celular.

Em um dia com 24 horas, essa média pode até parecer baixa mas, as informações mostraram que esta é a maior quantidade de tempo de uso do celular. O Brasil é o país que mais passa tempo no aparelho, ao lado da Indonésia.

Do momento em que acorda, ao momento em que vai dormir, o cidadão brasileiro está grudado no celular. Mas, é preciso tomar cuidado! Alguns hábitos podem ser prejudiciais, e até mesmo perigosos.

PERIGO! Saiba porque você não deve deixar o CARREGADOR na tomada; entenda
Deixar o carregador na tomada pode ser perigoso! / Crédito: Unsplash / Divulgação

Hábitos ruins com o celular

É inegável, que a criação do celular trouxe consigo uma imensidão de vantagens. Com ele, é possível se conectar com pessoas do mundo inteiro e manter-se constantemente informado. Hoje em dia, o aparelho não serve apenas para realizar ligações telefônicas. Através do celular, é possível ter o mundo nas palmas das mãos.

Entretanto, nem tudo são flores quando se trata do celular. Como qualquer outro hábito que adquirimos, o uso do dispositivo em excesso pode ser bastante prejudicial à saúde do usuário, assim como a utilização inadequado do carregador.

Por exemplo, talvez um dos riscos mais conhecidos seja a exposição excessiva dos olhos à luz das telas dos aparelhos. Essa exposição exagerada, resseca os olhos do usuário e pode fazer com que ele desenvolva uma série de doenças, como dores de cabeça e inflamações oculares.

Similarmente, outro costume que pode prejudicar o bem-estar do consumidor, refere-se à necessidade de utilizar tanto as mãos para manusear o aparelho. Dessa forma, podem-se desenvolver problemas articulares. Mãos, dedos e até mesmo os cotovelos podem ser afetados e nos piores casos, podem se desenvolver dores crônicas.

Porém, existe um hábito que muitos podem não reconhecer como sendo perigoso mas, pode representar inúmeros riscos para quem o pratica.

Veja também: Ajustes no celular que AUMENTAM a sua segurança: não saia de casa sem fazer isto

Uso incorreto do carregador

Na correria do dia a dia, é comum nos esquecermos de diversas coisas. Seja pagar uma conta ou tirar as roupas do varal, é praticamente impossível lembrarmos de tudo que precisamos fazer durante o dia. E afinal, quem nunca também esqueceu o carregador do celular conectado à tomada?

Embora seja muito comum se esquecer do carregador na tomada, essa prática que pode parecer inocente à princípio, é uma da manias que mais podem ser perigosas para quem usa o celular.

Primeiramente, é muito importante não deixar o carregador na tomada sem estar conectado ao celular, porque isso aumenta muito o risco de incêndios.

O carregador por si só na tomada, pode superaquecer, gerar curtos-circuitos e assim, iniciar um incêndio. Além disso, o uso excessivo do carregador pode danificar o cabo do aparelho, o que também pode deixá-lo mais propenso a curtos-circuitos.

Outro motivo para não deixar o carregador sozinho na tomada, é o custo na energia elétrica. Mesmo que um aparelho não esteja em funcionamento, como no caso do carregador não conectado ao celular, este ainda consome energia elétrica. Sendo assim, esse hábito pode ainda prejudicar o bolso do consumidor.

Em conclusão, é preciso ser inteligente quanto ao uso do celular e, claro, do aparelho carregador. O uso incorreto destes, pode causar problemas de saúde e até situações altamente perigosas, como incêndios. Seja consciente e tome cuidado!

Veja também: GRANDES empresas podem estar ESPIONANDO você pelo celular; entenda a polêmica