Não deixe para ÚLTIMA hora: app mostra seu título de eleitor, local de votação, horário e MAIS
As eleições de 2024 estão chegando e quem deixar para conferir todos os detalhes de última hora pode acabar tendo problemas nas votações.
Com o avanço da tecnologia, o processo eleitoral brasileiro também se adaptou, proporcionando mais praticidade aos eleitores.
O aplicativo e-Título, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi criado para facilitar o acesso às informações eleitorais, eliminando a necessidade de carregar o título de eleitor físico e tornando a consulta aos dados eleitorais mais simples.
Além de mostrar o título de eleitor, o app oferece uma série de funcionalidades que ajudam os cidadãos a se informarem sobre seu local de votação e outros serviços relacionados ao sistema eleitoral.
Como saber onde vou votar e qual meu título?
Em suma, o e-Título é um aplicativo que funciona como uma versão digital do título de eleitor. Além de permitir o acesso ao documento de forma prática, ele facilita a consulta de informações importantes, como o local de votação.
Nesse sentido, através do aplicativo, o eleitor pode verificar rapidamente onde deve comparecer no dia da eleição, sem precisar recorrer a outros meios.
Além disso, o e-Título também oferece uma série de funcionalidades extras, que tornam o processo eleitoral mais acessível e seguro. Confira:
- Exibição do título de eleitor digital – O aplicativo permite que o eleitor tenha uma versão digital de seu título, eliminando a necessidade de carregar o documento físico.
- Consulta do local de votação – O e-Título permite a consulta rápida do local de votação, incluindo a seção e zona eleitoral do eleitor.
- Emissão de certidões eleitorais – O app facilita a emissão de certidões de quitação eleitoral e crimes eleitorais, sem a necessidade de ir até um cartório.
- Justificativa eleitoral – O eleitor pode utilizar o e-Título para justificar sua ausência nas eleições, caso não possa comparecer.
- Acompanhamento de débitos eleitorais – Permite consultar e regularizar eventuais pendências com a Justiça Eleitoral.
- Consulta à situação eleitoral – O eleitor pode verificar sua situação eleitoral diretamente no app e saber se está em dia com suas obrigações.
Essas funcionalidades tornam o e-Título uma ferramenta indispensável para todos os eleitores.
Saiba mais: Quem NÃO votar ou ANULAR voto pode PERDER o Bolsa Família?
Como baixar e usar o e-Título?
Ademais, o processo para baixar e utilizar o e-Título é simples e pode ser feito diretamente pelo celular. Abaixo, confira um passo a passo para ajudar os eleitores a baixarem, cadastrarem e utilizarem o aplicativo:
- Baixe o aplicativo e-Título – Primeiramente, o aplicativo está disponível para download gratuito nas lojas de aplicativos para Android e iOS. Basta procurar por “e-Título” e fazer o download.
- Abra o aplicativo – Após o download, abra o e-Título em seu dispositivo móvel.
- Informe seus dados pessoais – Em seguida, preencha os campos com seu nome completo, data de nascimento, número do CPF ou título de eleitor, nome da mãe e nome do pai.
- Validação dos dados – Após preencher suas informações pessoais, o sistema fará a validação. Certifique-se de que os dados estejam corretos para evitar problemas de acesso.
- Criação do perfil – Se os dados estiverem corretos, o sistema permitirá que você acesse o e-Título e tenha acesso ao seu perfil.
- Pronto para uso – Com o perfil criado, o eleitor terá acesso a todas as funcionalidades do aplicativo, como consulta ao local de votação, exibição do título de eleitor digital e emissão de certidões eleitorais.
- Justificativa e consulta de débitos – Se necessário, o aplicativo também permite realizar a justificativa de ausência e consultar pendências com a Justiça Eleitoral.
Seguindo esse passo a passo, o eleitor poderá utilizar o e-Título com facilidade, acessando todas as informações e serviços disponíveis.
O app oferece uma maneira simples de manter-se informado e cumprir com as obrigações eleitorais, tudo na palma da mão.
Veja mais: Eleições 10/24: vou trabalhar no dia, posso SAIR para votar ou fico com falta?