Mudança na PONTUAÇÃO da CNH: atente-se aos detalhes evite perder o documento

O procedimento para tirar a CNH é, por vezes, difícil e cansativo. Já pensou em perdê-la por não saber do sistema de pontos em torno do documento? Conheça e fique atento desde já!

É motorista? Então você precisa ficar atento à mudança na pontuação da CNH que entrou em vigor recentemente. É importante ressaltar que as alterações que foram registradas no Código de Trânsito Brasileiros (CTB) no ano de 2021 aumentaram bastante o número de pontos que são necessários para suspender a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Contudo, essa mudança no CTB não apenas traz benefícios a todos os condutores de veículos e nem garante que seja mais difícil agora perder o documento de habilitação. Vem saber outros detalhes sobre esse limite total de 40 pontos para perder a carteira de habilitação e fique sempre atento!

Mudança na PONTUAÇÃO da CNH: atente-se aos detalhes evite perder o documento
Entenda como funciona a pontuação da carteira de habilitação com a mudança na CNH. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Qual foi a mudança na pontuação da CNH? Fique atento!

Diante do aumento no que diz respeito à tolerância dos pontos para a perda da Carteira Nacional de Habilitação, que antes era de 20 pontos, vieram também novas regras que podem até facilitar a questão da suspensão do documento. Vem conhecer todos os critérios que foram estabelecidos.

O limite de pontos, por exemplo, varia de acordo com a gravidade das infrações que foram cometidas. Consta no artigo de número 261 do Código de Trânsito Brasileiro que sejam aplicadas determinadas condições para a aplicação da pena referente à suspensão do direito de dirigir.

Antes de irmos à pontuação, é preciso informar que quando o infrator chegar à contagem de pontos já determinada no período de 12 meses ele será punido. Os pontos funcionam da seguinte forma: 20, caso haja duas ou mais infrações gravíssimas cometidas; 30, se houver uma infração gravíssima cometida; e, por fim, 40, se não houver nenhum tipo de infração gravíssima cometida.

As regras acima mudam caso o motorista exerça atividade remunerada. Eles podem perder o direito de dirigir quando atingirem a marca dos 40 pontos no período de um ano, não importando qual tipo de infração foi cometida.

Veja também: Se você cometer alguma DESTAS infrações, perde a CNH na hora

Algumas ações causam a suspensão imediata da carteira; confira

Entretanto, há algumas infrações de trânsito que não garantem a suspensão pelo sistema de pontos, mas sim a suspensão da CNH de forma imediata. Estas infrações são popularmente conhecidas como autossuspensivas. Portanto, caso você seja flagrado cometendo algumas das ações que serão citadas aqui, você perde a sua CNH de forma imediata.

No total, as leis de trânsito determinam 21 infrações deste tipo. Elas são muito graves por colocarem em risco a vida dos motoristas e dos pedestres, assim como podem prejudicar os estabelecimentos ao redor do local onde os casos venham a acontecer. Entre elas, estão as seguintes:

  • Dirigir sob o efeito de álcool ou de qualquer outro tipo de substância que seja considerada psicoativa e que cause dependência do usuário;
  • Quando a pessoa se recusa a passar por testes, exames, perícias ou qualquer outro procedimento que tenha como objetivo identificar o uso das substâncias citadas acima;
  • Passar por bloqueios policiais sem a autorização das autoridades presentes no local;
  • Transportar passageiros sem o uso do capacete em motocicletas;
  • Dirigir em alta velocidade.

Saiba mais: O prazo para RENOVAR a CNH MUDOU: fique por dentro das informações