Mudança para idosos: Novo documento dispensa uso do RG a partir dos 60 anos

Muitos idosos estão em dúvida se não precisam mais o RG no dia a dia. Entenda o que é e como funciona o novo documento para a terceira idade!

Você sabia que os idosos agora têm uma novidade incrível que promete facilitar e muito a vida deles? Isso mesmo! O governo lançou um novo documento especialmente pensado para pessoas com 60 anos ou mais. 

Dessa forma, aqueles que ainda não emitiram a nova versão devem ficar atentos para saber tudo o que mudou e o que pode acontecer daqui para frente. Vamos lá?

Será que os idosos não podem mais usar RG? Entenda qual é o novo documento exclusivo da terceira idade!
Será que os idosos não podem mais usar RG? Entenda qual é o novo documento exclusivo da terceira idade! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Novo documento para idosos

Em um movimento para modernizar e simplificar a vida dos idosos, o governo apresentou um documento inovador que substituirá o tradicional RG para essa faixa etária. 

Imagine não precisar mais carregar aquele RG antigo, com foto de décadas atrás, e ter em mãos algo pensado justamente para atender às suas necessidades?

Segurança e praticidade na palma das mãos

Em suma, esse novo documento não é apenas um pedaço de papel; ele é uma verdadeira ferramenta de inclusão, projetada para oferecer mais praticidade e segurança. 

Com tecnologia de ponta, ele facilita o acesso a serviços e benefícios, garantindo que os idosos sejam tratados com a dignidade e o respeito que merecem.

Como obter o novo documento?

Você deve estar se perguntando: “Como faço para obter esse novo documento?” Não se preocupe, o processo é simples e acessível. 

Basta dirigir-se ao órgão responsável em sua cidade com a documentação necessária. Em pouco tempo, você terá em mãos essa novidade que promete transformar o dia a dia dos idosos.

Novo documento inclusivo para idosos

No geral, o objetivo desse novo documento é promover reconhecimento, inclusão e respeito. 

É uma maneira de dizer aos nossos idosos que eles são importantes e que a sociedade está evoluindo para atender melhor às suas necessidades.

Saiba mais: CNH, extinção de documento, nova validade e lei alterada: motoristas estão sendo pegos de SURPRESA em 2024

Descubra o Novo RG para todos os brasileiros

Agora, você já está por dentro das novas mudanças no RG? A partir de março de 2021, o Brasil começou a emitir um novo modelo de Registro Geral, visando aumentar a segurança e reduzir as fraudes. 

O que mudou no novo RG?

Em síntese, o novo RG vem com algumas novidades significativas. A principal alteração é que o número do seu RG será substituído pelo seu CPF, tornando-se único e intransferível. 

Além disso, um QR Code será adicionado ao documento para garantir a autenticidade, podendo ser lido até mesmo sem internet.

Outra novidade é que o RG passará a ser aceito internacionalmente, graças à inclusão do código MRZ, o mesmo utilizado nos passaportes.

Benefícios adicionais do novo documento

Além das mudanças na numeração e segurança, o novo RG permite a inclusão de diversos outros documentos, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o título de eleitor, e até mesmo seu tipo sanguíneo. 

Ademais, para pessoas com deficiência, informações específicas podem ser adicionadas, facilitando o acesso a serviços e direitos.

Novos prazos de validade

O novo RG também altera os prazos de validade, que agora variam de acordo com a faixa etária:

  • Até 11 anos: validade de 5 anos;
  • De 12 a 59 anos: validade de 10 anos;
  • Acima de 60 anos: validade indeterminada.
  • O novo RG é obrigatório?

Por enquanto, a troca para o novo RG não é obrigatória. No entanto, a partir de março de 2023, todos os órgãos emissores deverão emitir apenas o novo modelo. 

Se você é de São Paulo, por exemplo, e precisa de uma nova via, já receberá o novo formato. Importante: a emissão do novo RG é gratuita!

Veja mais: PIS/Pasep exige documentação ESPECÍFICA para liberar o saque aos trabalhadores; confira!