Motoristas de TODO o Brasil recebem a PIOR notícia possível

Uma recente decisão governamental tende a pegar os motoristas brasileiros de surpresa, considerando um aumento no percentual destinado para um combustível.

Não é segredo para ninguém que o Brasil conta com um altíssimo número de motoristas no país. Isto é, somente os motoristas que contam com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) como forma de trabalho somam mais de 1,5 milhão de cidadãos.

Dessa forma, como é de conhecimento geral, para que seja possível conduzir algum veículo faz-se necessário que o mesmo esteja devidamente abastecido. O grande ponto, no entanto, é que o valor dos combustíveis pode acabar sendo um grande peso para o bolso dos motoristas brasileiros.

Neste sentido, uma nova decisão governamental tende a impactar muito o bolso dos cidadãos em questão. Isso porque o Governo Federal autorizou um novo aumento no percentual de uma das composições do combustível. Logo, vale entender o que mudou e qual o percentual de aumento em questão.

Pior notícia possível
Novo aumento previsto / Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Motoristas contam com uma péssima notícia

Bem, é de conhecimento unânime que o valor dos combustíveis é uma pauta em constante evidência. Isto é, os cidadãos brasileiros estão o tempo inteiro falando sobre o preço nas bombas dos diferentes combustíveis, tendo em vista as constantes oscilações acerca dos valores.

Dessa forma, o ano de 2023 trouxe tamanha incerteza para os condutores brasileiros. Isso porque o ano está sendo marcado pelo processos de transição governamental, o que trouxe diversas mudanças para os cidadãos, incluindo o fim de algumas MPs (Medidas Provisórias) que estavam em vigor em 2022.

Assim sendo, dentre essas medidas em questão, uma delas estava ligada à desoneração dos combustíveis. Mais especificamente, os brasileiros estavam contando com uma redução nos impostos sobre o valor dos combustíveis, porém, a MP já chegou ao fim.

Esse fator é primordial para entender o aumento do valor nas bombas, porém, o grande ponto está justamente voltado para a previsão desse aumento. Ou seja, o receio dos cidadãos está sendo em relação aos novos valores dispostos nas bombas.

Veja também: Preço da gasolina: combustível SUBIU de novo? Saiba qual o valor nas bombas

Afinal, qual o aumento da vez?

Antecipadamente, vale dizer que os motoristas brasileiros deverão preparar o bolso para o novo aumento destinado a um dos combustíveis principais utilizados pelos condutores, o diesel. Isto é, recentemente, o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) decidiu aumentar o percentual de mistura de biodiesel no diesel.

De forma mais clara, o biodiesel é um dos componentes do diesel e atualmente a adição no combustível é de cerca de 10%. Essa porcentagem está abaixo da previsão da Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), que determina em 15% a quantia necessária.

Em razão desse novo aumento, a adição acontecerá de forma gradual. Ou seja, a porcentagem obrigatória irá subir até o ano de 2026, evitando um grande impacto ao bolso dos cidadãos brasileiros. Dessa forma, a previsão é para que o aumento aconteça em:
  • 12% no mês de abril de 2023;
  • 13% no mês de abril de 2024;
  • 14% no mês de abril de 2025;
  • 15% no mês de abril de 2026.

Outro ponto extremamente importante é que o preço aumenta de acordo com a adição do biodiesel. Assim, a distribuição gradativa do aumento da porcentagem de biodiesel possivelmente aumentará cerca de 1 centavo para cada porcentagem.

Além disso, o óleo de soja, uma das matérias-primas do biodiesel, está com os preços em alta em decorrência da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Assim, a quantidade aplicada também elevará o preço final do combustível em questão.

Por fim, Lula limitou a adição a porcentagem de 10% no mês de março, evitando o aumento repetindo, assim como determinou que parte da matéria-prima do biodiesel deverá vir do semiárido brasileiro, incluindo o óleo de soja.

Veja também: Decisão vai AUMENTAR o preço de combustível: confira os detalhes