Moto sem CNH por 6 mil reais e com eficiência de 65 km/l
A Shineray Phoenix 50 é bem conhecida no Brasil como uma moto que não exige CNH, oferecendo uma opção acessível para quem quer se aventurar nas duas rodas. Com um preço em torno de R$ 6.000 para um modelo 2022, ela chama a atenção de quem busca praticidade na correria do dia a dia. A ideia de ter um veículo sem tanta burocracia e que consome pouco combustível é tentadora, mas a verdade por trás disso é um pouco mais complicada do que parece.
Na realidade, é indispensável ter uma habilitação para pilotar a Phoenix 50. Assim como qualquer outra moto, ela também exige emplacamento, pagamento de IPVA e outros custos. Neste guia, vamos esclarecer tudo sobre a Phoenix 50, seus custos reais, desempenho e se a fama de "indestrutível" da marca realmente vale o risco.
ACC ou CNH na categoria A? O que a lei realmente diz sobre a moto que não exige CNH?
Um dos maiores enganos sobre a Phoenix 50 é achar que dá para pilotá-la sem habilitação. A legislação brasileira deixa claro que, de acordo com a Resolução CONTRAN nº 996/2023, quem deseja conduzir um ciclomotor de até 50cc precisa ter uma das duas opções de habilitação:
Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC): Essa é uma habilitação específica que é bem mais simples e só permite o uso de ciclomotores.
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria A: Essa é a mesma habilitação que permite pilotar motos de qualquer cilindrada, inclusive ciclomotores.
Além da habilitação, o proprietário deve atentar-se para outras obrigações. É obrigatório fazer emplacamento e o licenciamento anual, além de pagar o IPVA e usar capacete. A crença de que a Phoenix 50 é uma moto sem burocracias é um mito que pode resultar em multas pesadas e até na apreensão do veículo.
O que esperar do motor de 49cc?
A Phoenix 50 foi feita para um público específico: pessoas que realizam trajetos curtos com baixa velocidade. O motor monocilíndrico de 49cc entrega cerca de 2,7 cavalos de potência na versão de 2022, sendo que a velocidade máxima é limitada a 50 km/h. Isso significa que ela não pode ser usada em rodovias.
Falando de consumo, a fama de que a Phoenix “faz mais de 65 km/l” não é bem a realidade. Na prática, o consumo médio fica entre 45 km/l e 50 km/l. Isso acontece porque, para acompanhar o fluxo do trânsito, o piloto geralmente precisa acelerar bastante, o que acaba aumentando o gasto com combustível.
Por que a Phoenix 50 é uma exceção na Shineray?
Quando se fala da marca Shineray, a reputação não é a melhor. Muitos associam a marca a problemas de montagem e peças de baixa qualidade. No entanto, a Phoenix 50 surge como uma exceção. Em fóruns e comunidades, esse modelo é frequentemente elogiado pela sua confiabilidade e robustez, sendo caracterizado como uma moto “honesta”.
Diversos proprietários relatam que rodaram milhares de quilômetros sem grandes problemas com o motor. A fama da Phoenix 50 é tão positiva que muitos a consideram um dos poucos modelos realmente confiáveis da marca.
Vale a pena comprar a Shineray Phoenix 50 em 2025?
A escolha de adquirir uma Phoenix 50 não deve ser feita de forma apressada. O principal desafio não está necessariamente no modelo, mas sim no pós-venda da Shineray, que é conhecido por ser fraco. Encontrar peças de reposição pode ser uma verdadeira maratona. Uma manutenção simples pode rapidamente se transformar em uma dor de cabeça.
Essa moto é indicada para um perfil específico de usuário: quem precisa de um veículo apenas para curtas distâncias, não pensa em pegar estrada e, de preferência, mora próximo a uma concessionária boa da Shineray ou conhece um mecânico de confiança para motos chinesas. Para essas pessoas, que compreendem as limitações legais e de uso, a Phoenix 50 pode realmente ser uma opção de mobilidade econômica e prática.