Morre Roberto Duailibi, cofundador da DPZ, aos 86 anos

Morreu nesta sexta-feira, dia 18, o publicitário Roberto Duailibi, aos 89 anos. Ele é considerado uma das figuras mais importantes da publicidade brasileira e foi um dos fundadores da DPZ, uma das agências de publicidade mais influentes do Brasil, ao lado de José Zaragoza e Francesc Petit.

Roberto Duailibi nasceu em 1935, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, filho de imigrante libanês e de uma brasileira. Na adolescência, ele se mudou para São Paulo, onde formou-se na Escola de Propaganda de São Paulo, atualmente conhecida como Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Iniciou sua carreira na década de 1950, trabalhando na Colgate-Palmolive e em outras agências de publicidade.

Em 1968, junto com Zaragoza e Petit, Duailibi fundou a DPZ, que se tornou notória por campanhas marcantes e criativas, como as do “Baixinho da Kaiser” e do “Garoto Bombril”. A DPZ não só se destacou por suas criações, mas também se tornou uma escola de talentos, formando grandes nomes do setor, como Washington Olivetto, Nizan Guanaes e Marcello Serpa. Luiz Lara, um publicitário da agência TBWA Brasil, ressaltou em uma rede social que a DPZ foi um marco na publicidade nacional, representando uma verdadeira era de ouro.

A agência DPZ fez história ao ganhar o Leão de Ouro no Festival Cannes Lions, em 1975, com o filme “Homem com mais de 40 anos”, que promovia a importância da contratação de pessoas acima dessa idade. Essa conquista foi um reconhecimento pioneiro da criatividade brasileira no cenário internacional.

Além de seu trabalho na publicidade, Duailibi também teve destaque na academia. Ele atuou como professor na Escola Superior de Propaganda e Marketing e na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Além disso, foi membro da Academia Paulista de Letras, contribuindo para a cultura e a comunicação no Brasil.

A contribuição de Roberto Duailibi para a publicidade e a educação deixou um legado significativo, moldando a maneira como a publicidade é feita e entendida no país.