Modalidade Compre agora, pague depois: Como funciona?

Saiba mais sobre o "Compre agora, pague depois" e saiba como utilizar. Confira!

Com todos os problemas que o país está enfrentando, um dos mais significativos é a crise econômica. Nesse período de pandemia, muitas pessoas ficaram desempregadas, logo, acabaram ficando com o nome negativado no mercado. 

Dessa maneira, por mais que muita gente esteja conseguindo voltar para o mercado de trabalho, algumas pessoas ainda mantém o problema das dívidas. Assim, as empresas financeiras e o governo buscam saídas para ajudar essa parcela da população a ter poder de compra. 

Qual a novidade da modalidade? 

Dessa maneira, como muitas pessoas ainda estão com os nomes negativados e lutando para pagar suas dívidas, tarefas como fazer um cartão ou conseguir um crediário em lojas não está sendo fácil. Por esse motivo foi criado o “Compre Agora, Pague Depois”. 

Logo, um dos diferenciais desse produto é o fato do cliente poder parcelar valores e não precisar pagar valores com juros, o que pode ser muito. Dessa forma, mesmo que utilizando o serviço, o cliente não deixa de poder utilizar os serviços de uma agencia financeira. 

Outra vantagem é para os vendedores que podem vender seus produtos de forma segura tendo garantia de recebimento mesmo que o cliente saia da loja com o pagamento parcelado. Assim, muita burocracia e problemas podem ser evitados. Assim, muitos comerciantes poderiam usar o método para fidelizar clientes. 

Ou seja, quanto maior o número de clientes que compram e honram com os valores de pagamento, melhor fica a relação do comerciante com o usuário do produto. Contudo, pode ser que ainda demore um pouco para o novo estilo de pagamento se estabeleça no país.

Veja também: Opção para quem não tem limite de crédito: Você já ouviu falar sobre crediário digital?

Mas afinal, como funciona o “Compre Agora, Pague Depois”?

Primeiramente vale explicar que essa é uma modalidade de compra e venda para quem está negativado ou não possui cartões. Ela vêm crescendo no país e se popularizando por suas vantagens, já mencionadas acima. Ainda, seu sucesso está maior no meio das lojas digitais. 

Basicamente, o método norte-americano chamado originalmente de “Buy Now, Pay Later” funciona como um crediário. Contudo, até aí não há muitas novidades para os clientes brasileiros. Porém a diferença é que o pagamento é feito com a intermediação de uma instituição financeira.  

Em suma, a loja, seja física ou virtual, emite um crediário para os clientes. Eles devem pagar uma entrada, que costuma ser de 25%, e o resto do valor é parcelado e deve ser pago através de boletos. Contudo, maiores características dependem de cada instituição. Ou seja, cada comerciante pode escolher o número de parcelas e também o período de pagamento. Assim, a venda pode ser mais fácil para os clientes, que podem acabar se fidelizando pela facilidade de compra. 

Veja também: Compre Agora, Pague Depois? ‘Crediário digital’ vira febre na internet