Novo ANÚNCIO do ministro da economia promete alterar o SALÁRIO-MÍNIMO e diversos benefícios; entenda

Propostas para o salário mínimo de 2023 já estão disponíveis.

O salário mínimo é o valor mais baixo que os empregadores podem oferecer, de forma legal, aos seus funcionários pelo tempo e esforço investidos na produção de bens e serviços no âmbito nacional.

Além disso, as primeiras leis a respeito do salário começaram na Austrália e na Nova Zelândia durante os séculos XIX e XX. Dessa forma, ele existe em todos os países do mundo e também é o menor valor pelo qual uma pessoa pode vender a sua força de trabalho. Ainda, o valor do salário é previsto através da taxa de juros Selic e também da inflação.

Assim, existe um novo valor previsto para o próximo ano. Veja qual a proposta do Ministro da Economia.

Salário mínimo sofrerá reajustes em 2023. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Ministro da Economia anuncia aumento do Salário Mínimo

Todo final de ano, acontece o ajuste do salário mínimo. Com a alta dos preços e a inflação, a expectativa é sempre que ele venha aumentar, de forma a aumentar também o poder de compra. Assim, em entrevista o Ministro da Economia Paulo Guedes informou que o salário mínimo passará pelo reajuste.

No entanto, ainda não é possível saber se o valor a ser reajustado será positivo ou negativo para os trabalhadores.

Com o aumento dos preços no mercado, o salário recebido pelos trabalhadores brasileiros não tem sido suficiente para pagar todas as suas contas. Com isso, muita gente tem procurado por novas formas de garantir uma renda extra para não terminar o mês no vermelho. Porém, isso faz com que a jornada seja bastante cansativa, uma vez que os trabalhadores não conseguem sustentar a si mesmo e a família com o valor pago pelo salário instituído pelo governo federal.

O atual governo, então, busca instituir o valor do salário mínimo reajustado para cobrir a taxa de inflação. Dessa forma, o Ministro da Economia revelou que o novo salário mínimo deve entrar em vigor em janeiro do próximo ano.

Além disso, Guedes também revelou que o salário não será prejudicado com os reajustes feitos em tão pouco tempo, uma vez que janeiro já se encontra bem perto. Com isso, as regras de ajudas não foram alteradas, mas tentaram se manter acima da taxa de verificação para a inflação anual.

Ainda, até o ano de 2019 as regras do salário mínimo eram ajustadas de forma diferente de como funciona hoje. Assim, o cálculo era baseado no PIB de dois anos anteriores junto com a soma da inflação oficial do ano anterior.

Veja mais: Governo promete MUDANÇA no salário mínimo em POUCOS meses; brasileiros podem ser pegos de surpresa

Como o novo valor do salário mínimo pode impactar os beneficiários do INSS

Além dos trabalhadores, os beneficiários do INSS também são afetados pelos reajustes no salário mínimo. Isso porque dependendo do valor de contribuição que será pago e da modalidade de aposentadoria ou pensão recebida, o valor pode mudar de forma considerável a depender do reajuste do salário, então, se ele apenas alcançar a inflação, os segurados do INSS podem se encontrar numa situação bem complicada.

Confira também: NOVO valor do SALÁRIO-MÍNIMO para 2023? Saiba o que apontam os índices