Minha CNH foi SUSPENSA, por quanto tempo ainda posso continuar conduzindo veículos? Entenda as regras

Os motoristas que infringem a legislação de trânsito, podem ficar com o direito de dirigir suspenso por até dois anos. Entenda.

Não é novidade para ninguém que tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é algo extremamente difícil e até mesmo caro. Afinal de contas, as pessoas precisam passar por uma série de etapas. Em primeiro lugar, o cidadão deve procurar um CFC (Centro de Formação de Condutores). Com isso, pode aprender mais sobre o CTB (código de trânsito brasileiro). Ao ter a aula teórica, ele pode fazer a prova teórica.

Só depois que ele passar pela simulação, pode começar as aulas práticas. A última etapa, então, é a prova prática. Vale destacar que o custo desse processo é caro. Em média, um brasileiro gasta R$ 3 mil para conseguir tirar a CNH. Mesmo assim, caso a pessoa desrespeite o CTB, pode ter o direito de dirigir suspenso. 

Minha-CNH-foi-SUSPENSA
Saiba o que fazer se sua CNH for suspensa – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

CNH suspensa: entenda o porquê isso acontece 

Antes de mais nada, é importante deixar claro quais são os motivos que podem levar à suspensão da CNH. Em primeiro lugar, quando o motorista comete algum tipo de infração, ele acaba levando pontos em sua carteira de motorista. Ao atingir 20, 30, ou 40 pontos, ele tem o seu documento suspenso. Algumas infrações, como dirigir embriagado, já suspendem a carteira de motorista de forma direta. 

Dito isso, assim que a CNH for suspensa, o motorista deve parar de dirigir imediatamente. Vale destacar que não respeitar a suspensão é crime e pode levar a pessoa a ir presa. Outro ponto importante é o tempo em que a pessoa ficará sem dirigir. Este prazo varia de acordo com a infração cometida e com a penalidade que ele pegou. De forma geral, é possível ficar de quatro meses a dois anos com o documento suspenso. 

O que fazer se minha carteira de habilitação foi suspensa? 

Caso você não tenha cometido a infração e consiga provar, pode recorrer da decisão pelo site do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) do seu estado. Caso você realmente tenha infringido o CTB, não há o que fazer. É necessário aguardar o tempo para que você possa voltar a dirigir. Vale destacar que além da suspensão da carteira, as infrações geram multa de trânsito.

O que acontece se eu dirigir com a carteira suspensa?

De acordo com o CTB, é mais uma infração de trânsito, que pode levar ao bloqueio do documento. Caso a pessoa insista e dirija com a CNH bloqueada, ela pode ir presa. Além do mais, irá arcar com a multa novamente e terá o veículo apreendido. 

Veja também: Multa INUSITADA: saiba por que sentar, deitar ou ficar parado nas ruas do centro pode CUSTAR R$ 190,00

Acabou o prazo de suspensão, posso voltar a dirigir? 

Não! Ao término da suspensão, não é necessário fazer uma nova CNH – como ocorre no bloqueio. Contudo, o motorista não pode dirigir de forma automática. Ele precisa procurar por uma unidade do Detran para reativar o documento. Será necessário fazer novos exames, mas será algo rápido e mais em conta do que tirar a habilitação novamente. 

Veja também: TOP 10: cidade brasileira é eleita um dos MELHORES DESTINOS turísticos DO MUNDO