60 MIL apps para Android estão INFECTADOS com vírus anônimo: cuidado!

Existem algumas versões 'alternativas' de aplicativos que podem vir com uma série de vírus e malwares instalados, gerando grande danos aos aparelhos e à privacidade dos usuários.

A prática de baixar/instalar aplicativos é algo completamente comum na vida de toda e qualquer pessoa que conte com um dispositivo com acesso à internet. Isto é, os aplicativos são responsáveis por garantir uma série de serviços únicos, onde é possível encontrar tudo o que deseja em apenas alguns cliques.

Desse modo, é comum que todo aparelho celular, como por exemplo, conte com uma loja específica de aplicativos, onde a variação acontece de acordo com o sistema operacional utilizado. Contudo, existem alguns usuários que acabam por optar por downloads externos, como acontece em casos de aplicativos pagos.

O grande ponto, no entanto, é que essa prática pode ser completamente danosa ao aparelho celular e à privacidade dos usuários, levando em conta a presença de vírus e malwares. Esse é justamente o caso de mais de 60 mil aplicativos espalhados pelo mundo, que têm deixado os usuários de “cabelo em pé”.

60 mil aplicativos
Danos aos aparelhos / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Mais de 60 mil aplicativos são encontrados com vírus

Primeiramente, é importante pontuar que não é possível citar cada um dos aplicativos, visto que são milhares aqueles que contam com os vírus, porém, o que todos eles têm em comum é a origem. Ou seja, é a forma em que o download acontece, o que pode servir de aviso para os usuários.

De forma mais clara, recentemente, uma empresa de especialistas em segurança cibernética divulgou dados que chocaram os usuários de diferentes lugares do mundo. Esses dados mencionavam que mais de 60 mil aplicativos extremamente populares estavam contando com a presença de grandes vírus.

Segundo as informações dispostas pelos especialistas, a maior parte dos downloads estava localizada em países como os Estados Unidos da América e o próprio Brasil. Confira o índice de distribuição:

  • EUA – 55.27% dos downloads;
  • Coréia do Sul – 9,8% dos downloads;
  • Brasil – 5.96% dos downloads.

A situação gerou grande preocupação, levando em conta os riscos que aplicativos infectados podem trazer.

Veja também: Lista reúne os quatro tipos de aplicativos que você deveria EXCLUIR do seu celular

Saiba como o vírus se instaura e proteja-se!

Sem muitas delongas, ainda de acordo com as informações dispostas pelos especialistas em segurança cibernética, os vírus estão presentes em aplicativos na versão APK. De forma mais clara, trata-se de uma versão que garante que aplicativos pagos, como por exemplo, possam ser acessados de forma completamente gratuita.

Normalmente, os aplicativos de maior acesso são aqueles que contam com acesso à Netflix de forma gratuita, editores de fotos, serviços de streaming (de modo geral), jogos, entre outros. No momento do download, o usuário recebe uma mensagem de que a instalação não pode ser concluída.

O que acontece, no entanto, é que, na verdade, a instalação foi sim concluída, porém, somente do vírus. Esse vírus conta com o surgimento de diversos anúncios em tela cheia e nos navegadores, incentivando a prática ilegal em questão e colocando a segurança dos usuários em risco.

Assim sendo, a melhor orientação é para que os usuários jamais realizem downloads de aplicativos que estejam fora das lojas oficiais. Além disso, é importante informar que a prática de pirataria também é ilegal.

Veja também: CUIDADO: Google adverte 100 aplicativos maliciosos que roubam dados