Menor taxa de consignado do INSS da história? Confira as últimas informações sobre possível reformulação

Entenda qual é a situação do consignado do INSS e saiba qual valor está previsto para as taxas de juro. Confira se vai aumentar ou diminuir.

Hoje em dia aproximadamente 40% dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que possuem consignado em seu nome estão endividados. Por isso é tão importante tratar desse assunto e é o que o Governo Federal está fazendo. 

A grande questão é: o teto de juros desse tipo de empréstimo realmente vai diminuir mais ainda? Ou vai aumentar? Entenda o que está acontecendo e saiba qual reformulação deve acontecer já no início da próxima semana. Fique ligado e saiba mais sobre esse serviço em 2023. 

Taxa menor consignado INSS
Confira todos os detalhes sobre a taxa de consignado do INSS em 2023 (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Teto de juros do consignado mais baixo

Antes de mais nada, é importante entender a situação atual desse tipo de serviço. 

Na semana passada, aconteceu a redução de 2,14% para 1,7% ao mês do teto dos juros sobre o consignado para aposentados e pensionistas do INSS. Essa definição veio a partir do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS). 

Além disso, também foi reduzido o limite da taxa para cartão de crédito consignado ao mês: de 3,06% para 2,6%. 

O problema neste momento é que o CNPS é quem define o teto de juros, mas a decisão da taxa que será cobrada está na mão dos bancos e instituições financeiras. E com essa redução recente da semana passada, vários bancos optaram por suspender o serviço.  

Veja também: Aposentadorias do INSS estão prestes a serem PAGAS: confira o calendário completo

Vai diminuir mais ainda a taxa do consignado?

A grande questão no momento é a forma com que os juros baixaram. De acordo com o Infomoney, quem está no centro da polêmica é o Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. 

Foi ele que propôs a redução do teto dos juros do consignado do INSS, mas isso foi feito sem consultar a Casa Civil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou o Ministério da Fazenda. 

Com essa taxa mais baixa sendo definida desta forma, bancos como Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, e PagBank/PagSeguro decidiram suspender o consignado. 

Isso indica que esse valor não agradou as instituições. Por isso, ao contrário do que se esperava, a taxa de juros do consignado do INSS deve aumentar novamente

Veja também: SEGURADO ESPECIAL: saiba como funciona a nova categoria do INSS e quem se encaixa

Qual o futuro do consignado do INSS?

Por fim, é importante lembrar que informações recentes foram divulgadas pelo g1 apontando que, em reunião com o governo, os bancos ofereceram uma redução do teto de juros para uma faixa entre 1,99% e 2,01%. 

De acordo com o blog da Ana Flor, especialista em economia da GloboNews, o governo quer manter um valor abaixo de 2%, no máximo. 

A saber, a proposta final vai ser levada à Casa Civil. Ou seja, na próxima semana será possível conferir qual vai ser a definição final da taxa de juros do consignado do INSS em 2023

Mas é importante lembrar que o resultado provável é o aumento – e não diminuição – do valor. 

Veja também: Lista reúne os PRINCIPAIS GOLPES aplicados aos segurados do INSS; veja como se proteger