Medida Drástica: Instagram Limita Conteúdo de Adolescentes e Adota Padrão de Classificação Etária
A Meta intensifica as restrições de segurança para usuários menores de 18 anos, limitando o acesso a conteúdos sensíveis e controlando com quem eles podem interagir na plataforma.
Em um movimento que a Meta (empresa dona do Instagram) classifica como sua mais ampla mudança na moderação de conteúdo para jovens, o Instagram implementou medidas drásticas para limitar o acesso e a interação de adolescentes na plataforma.
A iniciativa responde a anos de críticas e pressões de pais e legisladores sobre o impacto da rede social na saúde mental e no bem-estar dos jovens. As novas restrições visam criar um ambiente digital mais seguro e adequado à idade.
Restrição de Conteúdo Padrão PG-13
A mudança mais significativa é a adoção de um novo filtro de conteúdo para as chamadas “Contas de Adolescente”, que se alinha a padrões de classificação etária, como o PG-13 (Parental Guidance, 13 years – orientação parental).
Isso significa que, automaticamente, contas de usuários menores de 18 anos terão o acesso limitado a postagens e contas que apresentem temas considerados inadequados, incluindo:
- Conteúdo sexualmente sugestivo.
- Imagens explícitas ou perturbadoras.
- Venda ou promoção de drogas e itens relacionados.
- Conteúdo com linguagem forte ou que encoraje comportamentos arriscados/prejudiciais.
As restrições de conteúdo também serão aplicadas às conversas com as Inteligências Artificiais integradas ao aplicativo.
Mais Privacidade e Menos Interações Indesejadas
O Instagram já havia implementado o “Modo Adolescente”, mas agora o reforço se dá nas seguintes áreas, especialmente para usuários menores de 16 anos (em alguns casos, menores de 18):
- Contas Privadas por Padrão: Os perfis de adolescentes são definidos como privados automaticamente. Assim, eles precisam aceitar novos seguidores, e pessoas que não os seguem não podem ver nem interagir com o conteúdo postado.
- Mensagens Diretas (DMs) Restritas: Adolescentes só poderão receber mensagens de pessoas que já seguem. Isso reduz drasticamente o risco de contato com desconhecidos ou contas suspeitas.
- Restrição de Marcação: Jovens menores de 16 anos só podem ser marcados ou mencionados em publicações por pessoas que já os seguem.
- Bloqueio de Buscas Sensíveis: A Busca do Instagram passará a bloquear ativamente termos e tópicos sensíveis, como automutilação, suicídio, transtornos alimentares e gore.
Ferramentas Aprimoradas de Controle Parental
A Meta também expandiu o acesso dos pais e responsáveis a ferramentas de supervisão, dando-lhes mais controle sobre a experiência digital de seus filhos:
- Definir Limite de Tempo: Os pais podem determinar um limite diário de uso do aplicativo.
- Modo de Descanso Noturno: O aplicativo pode ser configurado para ativar um “modo de descanso” em períodos noturnos (como entre 22h e 7h), silenciando notificações.
- Visibilidade de Interações: Os pais podem ver com quem o adolescente trocou mensagens nos últimos sete dias, e também os tópicos que eles estão visualizando (embora o conteúdo das mensagens permaneça privado).
- Aprovação para Mudanças: Adolescentes menores de 16 anos precisarão da permissão dos pais para alterar configurações de segurança para que se tornem menos restritivas.
As novas restrições estão sendo implementadas gradualmente em diversos países e, segundo a Meta, buscam utilizar a Inteligência Artificial de forma mais ativa para identificar e aplicar as proteções mesmo quando o jovem tenta burlar a idade em seu cadastro.