MEC abre vagas online para cursos na área de Educação: confira as aulas e como se inscrever

O Ministério da Educação está com vagas abertas em 14 cursos cujo o foco é a educação especial.

O Ministério da Educação (MEC) é um órgão do governo federal brasileiro, fundado pelo decreto nº 19 402 em novembro de 1930, com o nome de Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública, pelo então presidente Getúlio Vargas e era encarregado de estudo e despacho de tudo que fosse relacionado ao ensino e saúde pública.

Dessa forma, o ministério em questão é responsável pela educação brasileira e agora está proporcionando cursos na área da educação. Continue na matéria para saber como participar!

MEC promove cursos na área de educação. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

MEC oferece cursos na área de Educação Especial

Por meio da AVAMEC, o Ministério da Educação (MEC) está com inscrições abertas para diversos cursos gratuitos EAD sobre Educação Especial. Os cursos de formação são oferecidos pela Diretoria de Educação Especial (DEE) e possui vínculo com a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp).

Para se inscrever nos cursos é necessário entrar na plataforma do AVAMEC (avamec.mec.gov.br). Após realizar a inscrição, o participante tem até 180 dias para concluir as atividades propostas. Além disso, os cursos disponíveis são os seguintes:

  • Deficiência com ênfase na aplicação pedagógica de recursos de Tecnologia Assistiva;
  • Altas Habilidades ou Superdotação;
  • Doenças Raras;
  • Alfabetização com Abordagem Fônica para Estudantes cin Deficiência Auditiva e Surdos Oralizados;
  • Transtorno do Espectro Autista (TEA);
  • Público-Alvo da Educação Especial na Educação Superior;
  • Educação Precoce e Educação Infantil;
  • Deficiência visual (cegueira) na Alfabetização;
  • Deficiência visual no Ensino Fundamental;
  • Deficiência Intelectual;
  • Profissional de Apoio Escolar;
  • Ensino Médio;
  • Ambiente Hospitalar Domiciliar;
  • Deficiência Intelectual com ênfase na Alfabetização.

Vale ressaltar ainda que cada curso tem 90h de duração e as aulas são autoinstrucionais, ou seja, não é necessária a presença de tutores. O certificado será emitido para os participantes que tiverem aproveitamento de, no mínimo, 75% nas atividades propostas.

Confira também: Afinal, QUANDO começarão os pagamentos EXTRAS de R$ 150? É possível acumular? Entenda!

Saiba mais sobre o MEC!

O Ministério da Educação passou por muitas mudanças em sua estrutura organizacional e também pela criação de secretarias como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Após a sua criação em 1930, no ano de 1953, o governo federal criou o Ministério da Saúde e tirou o Ministério da Educação e Saúde das responsabilidades de administração destinadas a ela. A partir disso, o ministério passou a se chamar Ministério da Educação e Cultura.

Já em 15 de março de 1985, foi criado o Ministério da Cultura, mas mesmo assim a sigla MEC continua, apesar de a partir disso se chamar Ministério da Educação; Em 1990, as atividades do MEC passaram a integrar a política nacional de educação; a educação, ensino civil, pesquisa e extensão universitárias; o magistério e a educação especial.

Assim, em junho de 2000, o MEC passa a ter as seguintes competências: política nacional de educação; educação infantil; educação em geral compreendendo ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, ensino de jovens e adultos, educação profissional, educação especial e educação à distância, exceto ensino militar. avaliação, informação e pesquisa educacional; pesquisa e extensão universitária; e magistério.

Saiba mais: Atenção brasileiros: pagamento do IPTU começará em breve; saiba quem precisa realizá-lo