O Ministério da Educação (MEC) lançou recentemente o curso Mais Ensino Médio, focado na formação de professores do ensino básico. Essa iniciativa promete trazer melhorias significativas para a educação, buscando transformar a prática docente e valorizar a juventude brasileira.
Esse curso virtual tem uma carga horária de 180 horas e já está acessível na plataforma de aprendizagem Avamec. Para começar, os interessados devem acessar o portal Gov.br, fazer o cadastro e fornecer algumas informações pessoais e profissionais.
Um dos principais objetivos do curso é melhorar a qualidade do ensino. Para isso, ele incentiva uma reflexão crítica sobre o currículo e as políticas educacionais, como a Política Nacional do Ensino Médio (Pnaem), mostrando como essas diretrizes podem ser adaptadas às realidades das escolas públicas.
O curso
A capacitação de docentes vem com a proposta de unir teoria e prática, abordando assuntos que impactam tanto os alunos quanto o trabalho dos professores. O curso adota um currículo em espiral, revisitando e aprofundando os temas gradualmente, o que ajuda a evitar repetições desnecessárias.
Além disso, a metodologia liga a formação continuada à prática em serviço. As aulas são dinâmicas, utilizando intervenções produtivas e estudos de caso para tornar o aprendizado mais relevante.
Cultura digital
Um dos módulos do curso é dedicado à cultura digital, capacitando educadores a integrar a tecnologia à educação. Essa parte da formação está alinhada à Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), preparando os professores para usar as ferramentas digitais de forma pedagógica e intencional. O uso efetivo da tecnologia visa aprimorar o aprendizado dos alunos, tornando as aulas mais interativas e interessantes.
Na fase seguinte, o curso aprofunda práticas interdisciplinares e aborda temas importantes para as áreas do conhecimento da formação básica, como a crise climática. Outros assuntos atuais também são discutidos, como as apostas esportivas e seus impactos sociais e econômicos.
O curso pode ser finalizado em mínimo de 45 dias e máximo de 200 dias, permitindo que os educadores avancem no seu próprio ritmo.
Certificação
Ao concluir os módulos do Mais Ensino Médio, os participantes recebem automaticamente a nota dos exercícios e atividades. Para ser aprovado, é necessário alcançar pelo menos 6 pontos. Com o aproveitamento no curso, o certificado de conclusão pode ser baixado diretamente no menu do curso.
Além disso, há a possibilidade de receber um certificado de especialização por meio do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí.
Mais cursos
Em comemoração ao Dia do Professor, que acontece em 15 de outubro, o MEC também anunciou quatro novos cursos complementares. Cada um deles foca em uma área do conhecimento:
- Mais Ciências Humanas e Sociais (Mais CHSA)
- Mais Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Mais CNT)
- Mais Matemática e suas Tecnologias
- Mais Linguagens e suas Tecnologias
Gestão da Escola
A coordenadora-geral de Ensino Médio do MEC, Valdirene Alves de Oliveira, destacou que o Mais Ensino Médio e os cursos complementares complementam a especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (Gepem). Este curso é voltado para diretores e coordenadores pedagógicos com graduação que atuam ativamente em escolas públicas de ensino médio.
Ela ressaltou que essa iniciativa do MEC busca formar profissionais da rede pública para implementar a Política Nacional de Ensino Médio (PNAEM), promovendo uma educação de qualidade para todos os jovens brasileiros.