MEC libera resultado da segunda chamada do ProUni 2022: Inscrições para a lista de espera começam em breve

Prouni é um programa social criado pelo Governo Federal para ajudar a entrada dos jovens carentes nas universidades

A lista de aprovados para vagas no ensino superior por meio da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) já está disponível no portal do Prouni – https://prounialuno.mec.gov.br/

Os alunos pré-aprovados devem apresentar informações como renda familiar e comprovante de conclusão do ensino médio fornecido com sua inscrição até 29 de março. O Prouni seleciona candidatos a bolsas parciais e integrais em universidades privadas.

MEC libera resultado da segunda chamada do ProUni 2022 – Foto: Prouni

Critérios para seleção

Um dos critérios de seleção é a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos não selecionados nesta etapa ainda poderão manifestar interesse na lista de espera por meio do site do Prouni, de 4 a 5 de abril.

Nesse caso, é possível solicitar a colocação na lista de espera na primeira opção de curso: um aluno reprovado em duas chamadas regulares e pré-selecionado na segunda opção de curso, mas reprovado por não comparecer às aulas.

Veja também: Segunda chamada do ProUni começa na próxima semana; veja o cronograma oficial e como participar

Na lista de espera para a segunda opção de curso, foram reprovados em duas chamadas regulares (e não foram agrupados na opção de primeira turma) e aqueles que foram pré-selecionados na primeira opção, mas foram reprovados por não serem agrupados.

Cronograma

  • Segunda chamada: 21 de março
  • Comprovante de Informação: 21 a 29 de março
  • Lista de espera de inscrição: 4 a 5 de abril
  • Resultados da lista de espera da instituição educacional: 7 de abril
  • Comprovante de Informação para Indivíduos Selecionados na Lista de Espera: 8 a 13 de abril.

Conheça o Prouni

A Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do governo federal para promover o ensino superior para estudantes de baixa renda. Fundado em 2004, o Prouni oferece bolsas parciais (50%) e integrais em universidades privadas.

O Prouni é realizado duas vezes ao ano: uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre. Para se candidatar ao programa de bolsas, os alunos devem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 ou 2021 com nota mínima de 450. Também é impossível que sua tese seja um zero.

Veja também: Perdeu o prazo de inscrições ou não passou na chamada regular do Prouni 2022? Saiba o que fazer!

A inscrição no Prouni só pode ser feita pelo site do programa. Para se inscrever, você precisa fornecer seu CPF, número de inscrição no Enem e senha. Caso o aluno seja cadastrado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), deverá utilizar a mesma senha utilizada no programa. O Prouni oferece dois tipos de bolsas: bolsas integrais e bolsas parciais (50% da mensalidade).

As bolsas integrais estão disponíveis para estudantes cuja renda familiar não ultrapasse metade do salário mínimo por pessoa. As bolsas parciais estão disponíveis para estudantes cuja renda familiar não ultrapasse três salários mínimos por pessoa. As bolsas do Prouni são válidas por toda a duração do programa, mas para continuar recebendo os benefícios, os alunos devem ser aprovados em pelo menos 75% das disciplinas a cada ano letivo.

Além de obter nota mínima no Enem, para se candidatar à Bolsa Prouni, o aluno deve:

  • Renda familiar de até três salários mínimos por pessoa;
  • Ter cursado todos os ensinos médios em escolas públicas ou ter cursado alguns ou todos os ensinos médios em escolas particulares com bolsa integral;
  • Professor de uma rede pública de ensino fundamental e concorra a vagas em cursos de graduação, pós-graduação ou pedagogia.