MEC estende prazo para pagamento da inscrição na Prova Docente

Os participantes da Prova Nacional Docente (PND) têm até a próxima quarta-feira, dia 6, para garantir o pagamento da taxa de inscrição. Essa data foi estendida, já que anteriormente o limite era 1º de agosto. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu ampliar o prazo para facilitar a vida de quem não está isento da taxa.

A data da prova segue mantida: ela acontecerá no dia 26 de outubro. O intuito do exame é avaliar o conhecimento e as habilidades dos professores. Isso ajuda na seleção para as redes de ensino estaduais e municipais. Em muitos casos, a prova será uma etapa importante, seja única ou complementar, nos concursos para docentes.

Segundo o Inep, a edição de 2025 contará com a participação de 22 estados e 1.508 municípios de várias partes do Brasil, incluindo 18 capitais. Além dos estudantes que estão se formando e inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025, também poderão fazer a prova aqueles que têm diploma em cursos de licenciatura e estão interessados em participar de seleções que utilizem os resultados da PND como critério de contratação.

Compreendendo a PND

O Inep, uma entidade ligada ao Ministério da Educação, explica que a PND foi criada para aprimorar a qualidade da formação docente e incentivar o ingresso em concursos públicos. O objetivo é aumentar a quantidade de professores qualificados nas escolas públicas. Essa iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil.

A Portaria n.º 399/2025 estabelece as regras e procedimentos para a realização da prova. A PND seguirá a mesma matriz da avaliação teórica do Enade voltada para Licenciaturas, que teve o foco nos cursos de formação docente a partir de 2024. Essa avaliação será realizada anualmente, exclusivamente para licenciados, garantindo um processo mais robusto de seleção para a educação no país.