MEC adota compra escalonada de livros para 2026 em português e matemática

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) anunciou uma nova estratégia para a aquisição de materiais didáticos para o ensino fundamental no Brasil. Diante de um cenário orçamentário difícil, a instituição decidiu implementar a compra escalonada. Essa abordagem visa atender melhor às necessidades das redes de ensino e levar em consideração os feedbacks das equipes pedagógicas envolvidas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

A prioridade inicial será a aquisição de livros nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Após essa fase, serão disponibilizados materiais para outras áreas do conhecimento, assegurando que os alunos tenham acesso ao conteúdo necessário para seu aprendizado.

Além disso, a compra de materiais para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) também está em andamento. A licitação para esses materiais está em sua etapa final, o que garante que os materiais necessários sejam adquiridos em breve.

Por fim, o FNDE planeja definir as estratégias específicas para o Ensino Médio em um momento posterior, garantindo que todos os níveis de ensino sejam contemplados com recursos adequados. Essa iniciativa reforça a importância do PNLD na educação pública do Brasil, busando sempre melhorar a qualidade do ensino nas escolas.