Marketplaces impulsionaram 40% do crescimento do e-commerce em 2024
Crescimento dos Marketplaces em 2025: Um Cenário Competitivo e Desafiador
Em 2025, o cenário dos marketplaces no Brasil e no mundo está se tornando cada vez mais dinâmico e saturado. Um relatório recente destaca que, em 2024, os marketplaces foram responsáveis por mais de 40% do crescimento total do comércio eletrônico. Os canais diretos ao consumidor também tiveram seu papel, contribuindo com 25% desse crescimento. Estima-se que, até 2030, os marketplaces representarão 53% do avanço do setor.
Daniel Hillyer, vice-presidente de vendas e marketing de uma plataforma de automação de comércio, explica que o aumento no número de marcas oferecidas torna difícil para os consumidores identificarem e escolhem as opções disponíveis. De acordo com Hillyer, “Esses varejistas passaram a funcionar como motores de busca para descobertas de marcas”.
Nos últimos meses, vários varejistas tradicionais têm adotado o modelo de marketplace. Um exemplo é a Nordstrom, que lançou sua própria plataforma digital em 2024. Walmart também se destacou, introduzindo a seção Premium Beauty em seu Marketplace. Em março, a Ulta Beauty anunciou um projeto para criar sua própria plataforma de marketplace, visando impulsionar seu crescimento no comércio eletrônico. Em abril, a Saks Fifth Avenuei apresentou sua coleção de marcas de luxo na Amazon.
Esse movimento das grandes redes ajuda a suavizar a resistência ao modelo de marketplace. Hillyer mencionou que um em cada dois fabricantes com quem eles conversam quer fazer parte do marketplace da Nordstrom, o que ilustra a crescente aceitação do formato.
Entrar nesse mercado em 2025 significa enfrentar gigantes como TikTok Shop e Amazon, que se destacam por suas práticas de desconto. Recentemente, a Amazon iniciou seu evento “Prime Day”, oferecendo quatro dias de promoções, que podem gerar uma expectativa de gastos online de até US$ 23,8 bilhões, um aumento de 28,4% em relação ao ano anterior.
Com muitos marketplaces oferecendo as mesmas marcas, as promoções se tornam uma estratégia eficaz para atrair novos consumidores. Segundo Hillyer, plataformas como a TikTok Shop podem implementar descontos altos, às vezes absorvendo custos para garantir uma venda.
Ele comentou ainda que "diversos marketplaces estão dispostos a aceitar prejuízos". Empresas como Walmart, Amazon, TikTok Shop, Shein e Temu frequentemente realizam fortes descontos para aumentar sua participação de mercado.
A Shein, gigante do fast fashion com sede em Cingapura, lançou seu próprio marketplace em 2023 em países como Estados Unidos e Brasil, expandindo para mercados como a Espanha. Recentemente, a Shein organizou um evento em Los Angeles voltado para vendedores. No entanto, a empresa enfrentou desafios, incluindo uma multa de €40 milhões na França, por práticas enganosas relacionadas a promoções.
Alguns varejistas decidiram lançar suas promoções durante o Prime Day da Amazon, como a Bluemercury, que ofereceu 25% de desconto em sua venda de 4 de julho. No entanto, nem todas as lojas podem competir com esses descontos. A LVMH, em uma reunião de resultados, reconheceu os desafios impostos pelas práticas agressivas de vendas da Amazon para o crescimento da Sephora no comércio eletrônico.
Hillyer conclui que muitos varejistas preferem não enfrentar a competição direta com a Amazon, sugerindo que, em vez de lutar por espaço, é melhor deixar o gigante do varejo dominar sua própria semana promocional.