Luz de injeção eletrônica do carro ACENDEU: o que devo fazer?

O próprio carro pode apagar os códigos de erro da injeção eletrônica após ligar e desligar três vezes.

Você já se deparou com aquela luz no painel do carro que insiste em não apagar e sentiu um frio na espinha? Antes de entrar em pânico, é essencial entender o que ela realmente significa e como lidar com a situação. Vejamos na reportagem a seguir como o motorista deve agir caso venha a enfrentar este problema.

Luz de injeção eletrônica do carro ACENDEU: o que devo fazer?
Não ignore a luz da injeção eletrônica, pois o carro pode precisar de manutenção. Foto: divulgação

Luz da injeção eletrônica acesa: o que é?

A luz em questão, frequentemente confundida como “luz da injeção eletrônica”, é na verdade a “check engine light” ou luz de verificação de motor. Ela é uma espécie de alerta que indica ao motorista a existência de alguma anomalia no veículo. No entanto, essa anomalia não necessariamente indica um problema grave ou específico relacionado ao motor ou injeção. Em alguns casos, a luz pode acender devido a uma falha simples, como uma trava defeituosa no porta-malas.

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O sistema de injeção eletrônica é como o cérebro do veículo, controlando diversas funções, incluindo a mistura de ar e combustível enviada ao motor. Portanto, qualquer irregularidade detectada por esse sistema pode resultar no acendimento da luz de verificação. Para compreender melhor o funcionamento da injeção eletrônica, muitos recorrem a blogs e sites especializados no assunto.

Quando a luz de verificação acende, a primeira ação recomendada é buscar a ajuda de um profissional de confiança. Mecânicos utilizam um equipamento chamado Scanner para se comunicar com o módulo da injeção eletrônica, ler os defeitos e, se necessário, apagar códigos de erros. Existem diversos modelos de Scanners no mercado, desde os mais genéricos até os mais específicos, adaptados para diferentes marcas e modelos de veículos.

A tomada de diagnóstico, conhecida como OBD2, é o ponto onde o Scanner é conectado. Geralmente, ela está localizada próxima ao volante. Uma vez conectado, o equipamento identifica os problemas e, após as correções necessárias, verifica se o defeito persiste ou se foi solucionado.

Em alguns veículos, é possível que a luz de verificação se apague automaticamente após ligar e desligar o carro algumas vezes sem dar a partida. Isso ocorre porque o sistema está constantemente se monitorando e pode identificar e corrigir pequenas falhas por conta própria. No entanto, se a luz persistir acesa após alguns dias, é indicado procurar um mecânico.

O que pode gerar o problema?

Diversos fatores podem levar ao acendimento da luz de verificação. Problemas na sonda lambda, localizada entre o coletor de exaustão e o catalisador, são comuns. Esta sonda é responsável pela leitura dos gases de escape. Outros componentes, como o sistema de alimentação do motor, cabos de vela, bicos injetores, bobinas e sensores, também podem ser os causadores.

Além disso, algumas falhas específicas podem ser corrigidas por meio de reprogramações. Problemas na válvula EGR, sistema DPF, falhas após a remoção do catalisador e na bomba auxiliar de água são alguns exemplos.

Como explicamos, a luz de verificação de motor é um indicativo de que algo não está certo com o veículo. No entanto, nem sempre representa um problema grave. A chave é a prevenção e a manutenção regular, garantindo que o veículo esteja sempre em boas condições e evitando surpresas indesejadas no painel.

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