Por que o LULA está revoltado com o INSS? Entenda!

Após revolta do presidente, a autarquia decidiu fazer algumas mudanças importantes. Entenda!

Não é de hoje que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mostra indignado com a situação em que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está. Devido às reclamações, a autarquia resolveu estudar medidas para resolver os problemas mais gritantes, de forma a fazer com que o sistema, no geral, melhore.

Ficou curioso para entender o motivo da indignação do presidente e como o instituto pretende melhorar suas ações? Então continue acompanhando a matéria a seguir e fique por dentro de tudo!

O presidente Lula recentemente se mostrou indignado com a situação do INSS. Entenda os motivos!
O presidente Lula recentemente se mostrou indignado com a situação do INSS. Entenda os motivos! / Foto: Marcelo Camargo – Agência Brasil

Presidente Lula está revoltado com o INSS

Em suma, o maior motivo da revolta do presidente Lula são as filas intermináveis para concessão dos benefícios do INSS, que já reúnem cerca de 1,8 milhão de pedidos em análise. Frente a isso, o governo já começou a tomar algumas medidas para resolver o problema, como a implementação do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS).

A saber, essa medida foi lançada na última semana, após a aprovação de uma Medida Provisória (MP). Em síntese, trata-se de um programa cujo maior objetivo é justamente reduzir o número de pessoas na fila de espera. A ferramenta que vai proporcionar essa melhora é uma bonificação para os servidores atuantes do INSS, de forma que eles agilizem os processos de análise.

Funciona da seguinte forma: cada um dos servidores poderá analisar, diariamente, quinze processos adicionais. Fora isso, está previsto também um mutirão que deve ocorrer dentro de um prazo de nove meses, podendo passar por prorrogação de mais três. No caso, haverá um bônus para processos concluídos, o que poderá até dobrar o pagamento dos servidores que se empenharem.

Veja também: Novo formato da prova de vida do INSS deixa brasilerios preocupados; saiba como vai funcionar!

Filas intermináveis para concessão de benefícios

Neste momento, há cerca de 1,79 milhão de solicitações de benefícios e de realização da perícia médica em espera no INSS. Conforme dados do Portal da Transparência Previdenciária, desse total, 64% dos pedidos estão aguardando respostas há mais de 45 dias. Alguns estão esperando há mais de um ano.

Recentemente, para ajudar com esse processo, o INSS liberou a concessão de alguns benefícios sem a necessidade de realização da perícia médica, por exemplo. É o caso do auxílio-doença e do auxílio-acidente, já que a espera pela perícia é um dos recursos que mais costumam demorar.

Dessa forma, os solicitantes de ambos os benefícios poderão solicitá-los diretamente pela internet, utilizando o aplicativo do Meu INSS (Android: https://bityli.com/RXNFG ou iOS: https://bityli.com/xnBqul). Para isso, basta enviar documentos que comprovem sua situação, como exames, laudos e outros. Depois, é só aguardar a análise do instituto.

Lembrando que benefícios como a aposentadoria por invalidez e o adicional desse pagamento (que concede 25% a mais do benefício) ainda necessitam de um agendamento com a perícia médica do INSS. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a autarquia através do número de telefone, no 135.

Veja também: VITÓRIA TOTAL para aposentados e pensionistas do INSS: saiu HOJE (27)