Lula quer aprovar NOVO combustível: mais barato que a gasolina?

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou recentemente que está trabalhando para oferecer um novo tipo de combustível para os brasileiros em breve. Confira a novidade!

O combustível se caracteriza enquanto uma substância que reage com o oxigênio e libera energia, normalmente de modo vigoroso, na forma de gases, chamas e calor. Dessa forma, o produto libera a energia nele contida no forma de energia potencial, isso para que se torne utilizável. 

Existem diversos tipos de substâncias que estão ou que podem ser utilizadas como combustível. Entre as sólidas, por exemplo, estão o carvão e a madeira. Enquanto outras como a gasolina e o etanol são utilizados como combustíveis líquidos que são usados majoritariamente em veículos automotores. 

Nos últimos dias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) divulgou que pretende aprovar um novo combustível para ser utilizado no Brasil em breve. Portanto, continue na matéria para entender como vai funcionar a novidade!

Lula quer implementar novo tipo de combustível no Brasil. Ricardo Stuckert/PR

Lula pretende aprovar novo combustível em breve

Na última quinta-feira (14), foi enviado para o Congresso Nacional um projeto de lei cuja pretensão é regulamentar e abrir espaço para o chamado “Combustível do Futuro”. A ideia é que a substância fique mais viável no Brasil e essa é uma das estratégias que estão sendo aplicadas com o intuito de reduzir a dependência da gasolina e do diesel no Brasil. 

Isso acontece porque o alto uso de combustíveis fósseis é uma forte preocupação, uma vez que a expectativa é que o petróleo acabe ou fique cada vez mais raro de ser encontrado em um futuro próximo. Caso isso venha a acontecer, abastecer o seu carro se tornará uma cara bem mais cara. 

Diante desses fatores, o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem a pretensão de se debruçar sobre uma série de iniciativas que visam reduzir a dependência dos brasileiros de tais combustíveis. A partir disso, também será possível diminuir a emissão de gases de efeito estufa. A previsão é que para isso seja feito um investimento de R$ 250 bilhões. 

O novo combustível foi nomeado como e-fuel e se caracteriza como uma substância artificial que é fabricada sem o uso de petróleo. Ele não é um experimento, isso porque já é produzido em pequena escala, até mesmo pela própria Petrobras. No entanto, é necessário que ocorra uma regulamentação para que o seu uso possa avançar. 

Vale enfatizar ainda que esse é um caminho sem volta. O combustível sintético deverá ser usado para abastecer carros da Fórmula 1 e no Chile o seu uso já está dando certo. 

Confira também: 5 modelos de celulares ALTERNATIVOS ao iPhone para ECONOMIZAR e ter custo-benefício

E-fuel pode trazer benefícios para a economia e para o meio ambiente

Para fazer a nova gasolina é necessário usar hidrogênio e também dióxido de carbono. Este gás se caracteriza enquanto um dos responsáveis pelo efeito estufa. Sendo assim, o e-fuel, com o passar do tempo, pode acabar com a dependência do petróleo e, de alguma forma, ainda retirar o dióxido de carbono da atmosfera, neutralizando assim o efeito estufa. 

Saiba mais: Defasagem no combustível volta a SUBIR: o que isso significa? O preço da gasolina vai AUMENTAR?