Na próxima segunda-feira, dia 8, teremos um evento astronômico que promete ser incrível: um eclipse lunar total. Popularmente chamado de Lua de sangue, esse fenômeno transforma a Lua em um tom avermelhado, enquanto a Terra se coloca entre o Sol e a Lua.
Esse será o eclipse total mais longo do ano, durando 82 minutos! Infelizmente, quem estiver no Brasil não poderá ver esse espetáculo a olho nu, já que a Lua estará abaixo do horizonte durante o evento. Mas não desanime! Em locais como África, Ásia e Austrália, muitos poderão apreciar a beleza deste fenômeno.
Para quem deseja acompanhar tudo de pertinho, o Observatório Nacional vai transmitir ao vivo pelo YouTube. Assim, você pode ver cada detalhe desse show cósmico sem sair de casa.
Por que a Lua fica vermelha?
Você já se perguntou por que a Lua ganha essa coloração avermelhada durante o eclipse? Isso acontece porque a Terra impede a luz do Sol de atingir a Lua diretamente. Os raios solares que conseguem chegar até lá são apenas os de comprimento de onda mais longo, que são os avermelhados.
Esse efeito ocorre porque a atmosfera da Terra filtra a luz solar, dispersando as cores mais frias e permitindo que apenas as mais quentes cheguem até a Lua.
Como acompanhar o evento em tempo real
Se você está curioso para ver esse fenômeno de perto, o Observatório Nacional vai fazer uma transmissão ao vivo em seu canal no YouTube. A cobertura começa às 12h (horário de Brasília) no dia 7, pra que você possa acompanhar todos os momentos até o fim do eclipse. A fase total deve iniciar às 14h31, então prepare a pipoca!
Esse eclipse é uma chance maravilhosa para os amantes da astronomia e da astrofotografia. Com 82 minutos de fase total, promete um espetáculo celestial de tirar o fôlego. Para quem não conseguir assistir ao vivo, não tem problema! A próxima oportunidade de ver um eclipse total no Brasil será somente em 3 de março de 2026. Enquanto isso, você pode acompanhar as transmissões e fotos que estarão rolando ao redor do mundo, mantendo viva a experiência da Lua de sangue.