ATENÇÃO: o que as locadoras estão ESCONDENDO dos motoristas da Uber, 99 e Indrive?

Um novo segredo das locadores de veículos deixou os motoristas de aplicativo em estado de choque, receosos sobre a privacidade e segurança dos serviços.

Os trabalhadores de aplicativos já somam um grande número no cenário atual. Hoje em dia, diariamente, milhares de pessoas utilizam esse tipo de serviço, garantindo a possibilidade de deslocar-se entre locais em pouco tempo, e pagamento um preço um tanto quanto acessível para isso.

Entretanto, para que muitos motoristas consigam trabalhar via aplicativo, há a necessidade de aluguel de veículos. O ponto é exatamente esse. Isto é, as locadoras de veículos podem esconder segredos surpreendentes dos condutores, incluindo em relação à privacidade.

De forma mais clara, as locadoras, além de terem total controle sobre os automóveis, ainda podem ter controle sobre outros pontos surpreendentes. Assim, aqueles que utilizam as locadoras de veículos para contar com algum automóvel devem redobrar a atenção.

Atenção
Empresas podem espionar condutores / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Uber, 99 e aplicativos similares permitem que os trabalhadores peguem carros em locadoras para que possam trabalhar?

Assim como dito anteriormente, trabalhar via aplicativo é algo completamente comum nos dias de hoje. Inicialmente, esse tipo de trabalho servia como uma forma das pessoas encontrarem uma renda extra, entretanto, atualmente, já serve como a fonte de renda prioritária de diversos trabalhadores.

Desse modo, para que seja possível exercer qualquer atividade via aplicativo, é imprescindível ter um carro e/ou moto. No caso dos motoristas, os carros são mais comuns. Logo, aqueles que não têm um automóvel particular ficam receosos quanto à possibilidade de aluguel.

Sem qualquer enrolação, não existem normas que impliquem a possibilidade do aluguel de veículos. Ou seja, caso o lucro compense para o condutor, mesmo tendo que arcar com o aluguel e com o combustível, é sim possível trabalhar através de um carro alugado.

Veja também: Motoristas Uber receberão R$ 30 por hora trabalhada? Entenda a POLÊMICA da regulamentação

Apesar disso ser possível, é preciso ter uma enorme atenção

No momento em que um indivíduo opta por alugar um carro, ele precisa arcar com algumas responsabilidades. A primeira delas é justamente assinar um contrato. Esse contrato indicará o tempo de locação, assim como os demais termos envolvendo a transação.

Assim sendo, no momento da entrega do automóvel, será necessário cumprir tudo que está descrito ali, evitando qualquer tipo de desvio e/ou problema que fuja do contrato. Agora, quando o carro está sob responsabilidade do condutor, ele pode ir para onde quiser, desde que respeite as demais regras.

Em contrapartida, o que muita gente não sabe é que as locadoras podem ter acesso às informações mais precisas possíveis, como por exemplo:

  • Onde o carro está;
  • Qual a quilometragem do veículo;
  • Se houve algum problema com ele, como na bateria ou em qualquer outra parte do automóvel;
  • Qual caminho está sendo percorrido;
  • A localização exata, com endereço e número.

Isso tudo indica que os motoristas estão sendo o tempo inteiro observados. Ou seja, apesar do carro estar sob responsabilidade do responsável pela locação, as locadoras têm acesso à absolutamente todas as informações em questão, o que implica um enorme cuidado.

Veja também: Anúncio de Lula cai como uma BOMBA para motoristas da Uber e entregadores do iFood: “Não mediremos esforços..”