SAIU! Lista oficial de quem NÃO VAI receber o Bolsa Família de novembro é liberada

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), alguns brasileiros não podem mais receber o Bolsa Família. Entenda.

O Bolsa Família é um benefício social criado pelo Lula (PT) há vinte anos, quando ele assumiu a presidência da República pela primeira vez. A transferência de renda tem como objetivo ajudar os brasileiros em situação de vulnerabilidade social. Para se inscrever, é necessário estar cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) e se enquadrar na faixa de renda estabelecida pelo Governo. 

Vale mencionar que neste ano, o Governo Federal está realizando diversas mudanças no Bolsa Família. Com isso, algumas pessoas podem ficar sem receber o benefício. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), milhões de pessoas já foram cortadas do programa neste ano. E agora, mais cortes foram anunciados. Continue lendo esta matéria para saber quem está de fora. 

cancelar-bolsa
Estes brasileiros vão ter o Bolsa Família cancelado – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Governo corta mais pessoas do Bolsa Família; como saber quem está na lista? 

Antes de mais nada, é importante deixar claro quais são as regras do Bolsa Família. Conforme já mencionado, o programa de transferência de renda foi criado para ajudar a população em situação de pobreza. Para o MDS, quem recebe até R$ 218 mensais como renda familiar per capita (por pessoa) está nessa situação. Então, essa é a faixa de renda que possibilita a entrada no programa. 

Outra regra importante da transferência de renda é que cada família só pode se inscrever uma vez. Ou seja, se alguém de uma família já recebe o benefício, outro integrante do clã não poderá fazer a inscrição. Afinal de contas, é um benefício por família. Em 2021, o ex-presidente Bolsonaro pagava o Auxílio Brasil. 

O benefício tinha a mesma regra do Bolsa Família. Ou seja, um pagamento por família. Mesmo assim, muitas pessoas se passavam por unipessoais – beneficiários que moram sozinhos – para receber duas cotas do programa. Ou seja, suas famílias já recebiam o benefício e mesmo assim eles se cadastraram. 

Para evitar que isso aconteça, o MDS tomou algumas atitudes. A primeira delas foi criar adicionais de transferência de renda. Além do mais, em 2023, o pagamento é por pessoa. Famílias que tenham mais de cinco integrantes recebem R$ 142 per capita. Por fim, a pasta está realizando um pente fino para averiguar quem recebe o benefício de forma irregular. 

Vale mencionar que quase um milhão de pessoas já foram cortadas. A consulta é feita através do extrato bancário, afirma o Ministério do Desenvolvimento Social. Por fim, quem não atualiza o CadÚnico também pode ser cortado. 

Veja também: Últimas atualizações sobre o Bolsa Família: saiba sobre a mudança nas parcelas e o bloqueio de benefícios

Aprenda a consultar o seu benefício 

Os brasileiros que desejam fazer a consulta do Bolsa Família podem acessar o app Caixa Tem, disponível na Apple Store ou Google Play Store. A versão web do site também pode ser acessada, por meio deste link: https://www.caixa.gov.br/caixatem/Paginas/default.aspx. Vale mencionar que os beneficiários que atenderem aos critérios não serão cortados e, portanto, ainda conseguem sacar o benefício. 

Veja também: Aposentados ou pensionistas do INSS podem receber o Bolsa Família? A resposta vai te surpreender